A CONSTITUIÇÃO DA INTRODUÇÃO EM PRÉ-PROJETOS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA

  • Mariana Gonçalves
  • Eduardo De Oliveira Dutra
Rótulo Introdução, Estrutura, Projeto, Linguística, Literatura

Resumo

Neste estudo, com o objetivo de comparar a estrutura da introdução de pré-projetos na área de Linguística e Literatura, ao longo de quatro anos (2018-2021), em editais de seleção para Programas de Pós-Graduação acadêmicos brasileiros, analisamos a presença de itens constituintes desta parte do pré-projeto. A pandemia de COVID-19 trouxe obstáculos para o desenvolvimento da pesquisa nacional, destarte adaptações foram necessárias e suscitadas por parte das universidades e agências de fomento. Considerando sua recência, trata-se de um assunto pouco discutido pela literatura acadêmica; acreditamos ser pertinente retratar seu impacto no processo seletivo realizado por Programas de Pós-Graduação. Também ponderamos quanto ao seu efeito nos possíveis concorrentes, possibilitando alcance a informações que permitam maior preparo frente ao processo seletivo. Um projeto de pesquisa compreende uma das fases da pesquisa, sendo a descrição de sua estrutura. (ABNT NBR 15287, 2011). Sua estruturação varia conforme as normas da instituição a que será submetido, assim como a área de conhecimento. Para o presente trabalho, nos ateremos à parte introdutória, conforme mencionamos anteriormente, capítulo em que são expostos: o tema; a delimitação do tema ou problema da pesquisa; as justificativas; os objetivos; as hipóteses, quando adequadas. (BRASILEIRO, 2021). O tema é um texto que pretende conceituar e esclarecer o assunto ao leitor, partindo do geral ao mais específico; já o problema de pesquisa é o ponto central do trabalho, ou problema a ser solucionado, e especifica qual a proposta do pesquisador. (BRASILEIRO, 2021). Ao formular um problema, é possível que tenhamos respostas para as perguntas propostas. Essas são as hipóteses, "suposições provisórias que serão mantidas apenas enquanto forem autorizadas pelas evidências levantadas ao longo da pesquisa." (MOTTA-ROTH; HENDGES, 2011). Ao final, temos as justificativas e objetivos a serem alcançados. A primeira seção demonstra a importância, a aplicabilidade e originalidade do projeto; divididos em geral e específicos, os objetivos se relacionam diretamente com o problema de pesquisa e esclarecem o que se almeja atingir. A presente pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental. Com propósitos metodológicos, realizamos consulta à plataforma Sucupira, partindo dos Programas de Pós-Graduação avaliados e reconhecidos na área mencionada. A partir disso, encontramos um total de 157 Programas de Pós-Graduação. Utilizamos como critério de inclusão: região Sul, universidades públicas, período pré-pandêmico (2018-2019) e período pandêmico (2020-2021). A partir da aplicação dos critérios estabelecidos, selecionamos 20 programas. Assim, acessamos os portais institucionais relacionados a cada programa para reunir os distintos editais disponibilizados por cada instituição. Durante esta etapa não foram consultados três PPGs por problemas operacionais do site. Ao longo da análise dos editais, produziu-se quadro considerando a instituição, seu estado, ano, programa e a apresentação de elementos constitutivos da introdução no documento. Na última etapa elaboramos quadro, partindo das informações anteriores, onde se expôs a apresentação dos elementos constitutivos por bloco (2018-2019 e 2020-2021), as alterações existentes entre os anos integrantes do bloco e entre os períodos. Os resultados da pesquisa apontaram que, na região Sul, a minoria dos PPGs na área de Linguística e Literatura apresentou a estrutura de introdução em seus pré-projetos conforme Brasileiro (2021). Além disso, os programas localizados nos três estados da região Sul apresentaram especificidades na introdução da estrutura dos pré-projetos. Concluímos que há diferenças sutis em relação às estruturas da introdução nos pré-projetos em Programas de Pós-Graduação da região Sul.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
GONÇALVES, M.; DE OLIVEIRA DUTRA, E. A CONSTITUIÇÃO DA INTRODUÇÃO EM PRÉ-PROJETOS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE LINGUÍSTICA E LITERATURA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.