PESQUISA NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO
Rótulo
História, Educação, Gênero
Resumo
O campo da História e História da Educação sob uma perspectiva de gênero é um marco na história recente do Brasil, tomando impulso na década de 70, onde mulheres dentro do âmbito acadêmico passam a pesquisar sobre as relações de gênero e suas diferenças dentro da sociedade, à luz de um revisionismo histórico, questionando a escrita da história em uma perspectiva majoritariamente masculina que reservava às mulheres o apagamento histórico. Esta perspectiva teórica está sendo utilizada na dissertação de Mestrado do programa de pós-graduação (PPGE), da Universidade Federal do Pampa, intitulada Ligia Farinha Almeida - Feminismo, Educação e Resistência na Rainha da Fronteira (1947-1954), e tem como objeto de estudo desvelar, resgatar e investigar a atuação de uma eminente figura que atuou no Legislativo Bageense enquanto a primeira mulher eleita vereadora na cidade de Bagé/RS e reeleita com o maior número de votos de sua legenda no período de 1947 a 1954. Para que seja possível realizar tal pesquisa com a responsabilidade que demanda a posição de uma historiadora, é indispensável refletir sobre os processos históricos do momento em que a educadora e vereadora Ligia Farinha Almeida estava inserida. Portanto, este trabalho tem como objetivo central resgatar na literatura e documentos historiográficos quem foi esta mulher, sua formação acadêmica, atuação enquanto educadora, as práticas defendidas por ela, sua filiação política e analisar os projetos de lei propostos pela vereadora. Em um primeiro levantamento no Acervo Público e Biblioteca Pública da cidade de Bagé, foi possível constatar que tais documentos e a falta de menção a Ligia Farinha Almeida em livros escritos por historiadores não dariam conta de reconstituir a sua história e atuação, portanto, foram desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas para serem realizadas com familiares e alunos dessa tão importante mulher, política e educadora. Tendo essas informações, o campo da História da Educação em uma perspectiva de gênero torna-se tão relevante para tal pesquisa justamente por identificar a potencialidade analítica (SCOTT, 1990) de refletir sobre os símbolos culturalmente invocados pela sociedade, expressos nas doutrinas socialmente construídas, como através da religião, política, jurisdição, nas instituições sociais e na própria organização social e, por fim, nas identidades subjetivas (LOURO, 1994). Nesse caso, refletir sobre as questões de gênero historicamente construídas, é sobretudo, pensar criticamente sobre a construção das relações de poder dominantes, dessa forma, incluindo na participação histórica as classes sociais, de gênero e raça que tiveram o seu lugar reservados ao apagamento histórico em um processo hegemônico no Brasil, e que, através de novas perspectivas e estudos de historiadoras(es) passam a ser incluídos e retratados em uma revisão da escrita da história. A metodologia utilizada para realização desta pesquisa foi alicerçada a partir do conceito histórico-crítico, aliado ao procedimento de análise documental e, neste prisma teórico, consideramos indispensável o desenvolvimento de uma metodologia que nos permitisse compreender não só o objeto de estudo de nossa pesquisa, como também, os processos sociais e educacionais imbricados no período histórico no qual tal pesquisa se propõe a compreender. Dessa forma, abarcando elementos internos e externos dos documentos analisados, caracterizando-se enquanto uma pesquisa empírica e qualitativa, cujo os dados são coletados através de fontes documentais e através de entrevistas semi-estruturadas a serem realizadas com familiares e alunos de Ligia Farinha Almeida. Esta pesquisa se encontra em processo de construção e análise dos dados coletados, entretanto, já é possível afirmar que apesar da atuação potente de mulheres ao decorrer da história, suas contribuições para discussão do projeto de construção do país democrático como conhecemos, muitas dessas mulheres não tiveram seus nomes mencionados nos registros históricos. E é através dessa percepção que compreendemos a História e História da Educação em uma perspectiva de gênero enquanto essencial para analisar estes documentos, assim como Guacira Lopes Louro (1994) afirma que a diversidade social deve ser contemplada na escrita da história, defendendo a não neutralidade nos posicionamentos, e sobretudo, que homens e mulheres se apresentem enquanto construtores do processo histórico e que possam, dessa maneira, demonstrar suas facetas, intrincadas relações de classe, gênero e de raça. Sendo assim, essa pesquisa nos fez reconhecer a importância de revisitar a história, participação e contribuição de mulheres na historicidade, contribuindo para que esse apagamento e exclusão sejam mitigados. Portanto, através desta pesquisa foi possível entender como esse apagamento histórico acontece e as condições de existência da resistência das mulheres que são condicionadas por uma ideologia dominante.Downloads
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Publicado
2022-11-23
Como Citar
DA HORA FONSECA, T.; DO PRADO MARTINS, L.; LAMADRIL DA SILVA SILVEIRA, R.; CARVALHO BICA, A. PESQUISA NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.
Seção
Artigos