ETHOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO: PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO A PARTIR DA ANÁLISE CRÍTICA DO TWITTER DA EXTREMA-DIREITA BRASILEIRA.

  • Gabriel Ricciardi
  • Renata Patricia Correa Coutinho
Rótulo Comunicação, Política, Twitter, Extrema-Direita, Discurso, Político, Ethos, Estratégias, Discursivas

Resumo

A presente pesquisa está inserida no trabalho de conclusão de curso em desenvolvimento, realizado como parte da formação em Publicidade e Propaganda. Tal proposta consiste na realização de uma discussão sobre o discurso praticado pela extrema direita no Brasil e sua manifestação no espaço digital, considerando o Twitter como locus de ação para apresentação de conteúdos que reforçam temas convenientemente defendidos por expoentes desse viés ideológico para surtir efeito multiplicador entre seus seguidores. Como recorte desta pesquisa, delimitamos o perfil oficial de Jair Bolsonaro, no qual buscamos analisar as estratégias discursivas praticadas por ele, durante o período pré-eleitoral de 2022 com duração entre os meses de Abril e Agosto. Como objetivo geral da pesquisa em desenvolvimento, buscamos investigar, a partir do conceito de ethos Patrick Charaudeau, como se dá a construção da imagem desta persona neste espaço digital. Com relação aos objetivos específicos deste trabalho, procuramos primeiramente realizar um mapeamento dos conteúdos produzidos pelo perfil oficial do político na rede social supracitada durante o período pré-eleitoral, identificar as estratégias discursivas utilizadas por ele relacionando-as com os estudos de Charaudeau. Para buscarmos esse entendimento recorremos às categorias que implicam os ethé de credibilidade e os ethé de identificação. Sendo que o primeiro atende a uma condição de sinceridade, performance e eficácia na qual o político constrói para si, por exemplo, o ethos de sério por meio da seriedade que busca com seu público, o ethos de virtude construído de tal forma que transparece respeito para com seus eleitores e o ethos de competência. Já no que concerne à categoria de ethé de identificação, o político é visto de forma humanizada, com a intenção de aproximá-lo da realidade do cidadão. Assim há alguns aspectos voltados para o político em si, como no caso do ethos de potência que resultam das ações e atitudes do locutor e também o ethos de caráter no qual o destaque vai para a sua personalidade. Outras categorias dentro do segundo aspecto são orientadas para o próprio cidadão, como por exemplo, o ethos de chefe onde há uma relação de dependência do indivíduo com o político. No que se refere aos procedimentos metodológicos, na primeira etapa, realizamos uma pesquisa bibliográfica para compreender sobre o avanço da extrema direita no país, a carreira política de Jair Bolsonaro e a sua ascensão a Presidente da República. Além disso, foram utilizadas leituras que abordam os conceitos de estratégia discursiva e comunicação política e sobre a usabilidade da rede social Twitter. A segunda etapa deverá trazer uma análise documental com base no perfil oficial de Jair Bolsonaro no Twitter de forma a realizar uma leitura flutuante dos posts publicados na rede social do político durante o período já referido. Na terceira etapa da pesquisa, teremos como procedimento teórico-metodológico a análise discursiva realizada a partir das categorias de ethos de Charaudeau. Como resultados pretendidos, esperamos que essa pesquisa contribua para desvelar as práticas comunicativas implementadas pela extrema direita brasileira, ampliando a discussão crítica sobre o tema para profissionais da comunicação. Dessa forma, o comunicador estará preparado para se inserir dentro do âmbito político com uma perspectiva mais crítica e consciente do que refere-se a área da comunicação política se colocando a disposição da democracia, como também, todo e qualquer cidadão que se coloca em defesa desse regime político.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
RICCIARDI, G.; PATRICIA CORREA COUTINHO, R. ETHOS NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO: PESQUISA EM DESENVOLVIMENTO A PARTIR DA ANÁLISE CRÍTICA DO TWITTER DA EXTREMA-DIREITA BRASILEIRA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.