ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EDITORA SCIPIONE

  • Bruna Caetano Nascimento
  • Nola Patricia Gamalho
Rótulo Geografia, Educação, antirracista, BNCC, Lei, n°, 10, 639/2003

Resumo

Bruna Caetano Nascimento, discente de graduação, Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja Nola Patrícia Gamalho, docente, Universidade Federal do Pampa brunacaetano.aluno@unipampa.edu.br A cada dia a temática do combate ao racismo na educação é mais presente. A educação antirracista implica diretamente em uma educação cidadã que respeite e valorize a diversidade étnica e cultural do Brasil. Todavia, os materiais pedagógicos, tais como livros didáticos, acompanham esse movimento? Objetiva-se, neste trabalho, identificar os conteúdos étnico-raciais na BNCC e analisar como são desenvolvidos na coleção de Geografia dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º anos) da editora Scipione. Nos percursos metodológicos, fez-se uso da revisão bibliográfica sobre a educação para as relações étnico-raciais, educação antirracista, as leis 10.639/03 e 11.645/08, identificação das habilidades, relacionadas às temáticas étnico-raciais na Base Nacional Comum Curricular, no Componente Curricular de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental e análise de livro didático (Coleção de Geografia da Scipione). Primeiramente, foram identificadas habilidades (BNCC) que dialogassem com a educação antirracista. Na sequência, essas habilidades foram identificadas nos livros didáticos, sendo então descritas e analisadas. É emergente que a universidade contribua com a educação básica na discussão sobre a educação antirracista. Assim, justifica-se essa pesquisa, uma vez que corrobora em reflexões sobre o material didático distribuído à rede pública de ensino. A educação antirracista precisa ser mais desenvolvida nas escolas, com propostas metodológicas ou materiais didáticos, os quais contribuem no combate ao racismo, assim como a valorização da diferença e a constituição de uma sociedade efetivamente igualitária. Em relação à coleção de livros didáticos analisada, o material do 6º ano desenvolve superficialmente a temática étnico-racial, com alguns comentários, leituras e filmes propostos, sem contudo ampliar os conhecimentos sobre povos originários, afro-brasileiros ou sobre o continente africano. No livro do 7° ano, tem-se dados do IBGE apontando sobre as diferenças étnico-raciais de oportunidades de trabalho, escolarização e desigualdade de salários. Foram identificados conteúdos que mostram as diferenças étnico-raciais e culturais entre os grupos em diferentes territórios no Brasil. Quanto aos povos originários, foram identificados conteúdos acerca da cultura, tradições e artesanato. O livro didático desenvolve conhecimentos sobre a luta por território, tanto dos povos originários, quanto povos tradicionais e quilombolas, localizando-os em diferentes biomas e regiões do Brasil. O material didático desenvolve ainda a discussão dos resquícios do período da escravidão, sem contudo aprofundar a reflexão. Por fim, a coleção do 7º ano traz diversas informações sobre os povos originários, mas não trabalha a diversidade de línguas e etnias que existem no Brasil. No livro do 8º ano tem-se o desenvolvimento da geografia do continente Africano. O livro traz elementos da geografia física, social e política do continente. O material do sexto ao oitavo ano são os que têm mais conteúdos relacionados às temáticas étnico raciais. A coleção expõe conteúdos importantes, apresenta propostas didáticas, porém é necessário aprofundar e diversificar os conhecimentos acerca dos povos originários, africanos e afro-brasileiros. O livro didático em determinadas regiões e municípios é o principal recurso didático. Nesse sentido, investir em materiais com maior enfoque nos conteúdos da educação antirracista é um importante recurso para promover a educação cidadã e concretizar as leis 10.639/03 e 11.645/08. Agradecimentos: Ao curso de Geografia-licenciatura EAD da UNIPAMPA e as demais instituições para realização do SIEPE. Palavras-chave: Geografia; Educação antirracista; BNCC; Lei n° 10.639/2003.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
CAETANO NASCIMENTO, B.; PATRICIA GAMALHO, N. ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EDITORA SCIPIONE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.