O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Elenir Soares Schmeling Müller
  • Karolaine de Oliveira
  • Eduardo Luz dos Santos
  • Érico Marcelo Hoff do Amaral
Rótulo Gamificação, Geografia, Aprendizagem, Ensino

Resumo

A gamificação surge como uma possibilidade de agregar diversos modos para despertar a curiosidade dos estudantes, direcionando a elementos que levam a participação e engajamento, resultando na reinvenção do aprendizado. Desta forma, observa-se a importância que os jogos podem ter dentro das ferramentas metodológicas e tecnológicas escolhidas no planejamento do ensino de um determinado conteúdo programado em sala de aula. O cenário global digital convive com o visível avanço das tecnologias e mídias digitais de modo que os padrões de relacionamento humano e a comunicação ganham novas configurações e demandas, a forma de se gerenciar informação e construir conhecimento também recebe novos amplos olhares e reflexões. Assim, surge uma abordagem de gamificação em que se busca a utilização de elementos de design de jogos que não acontecem obrigatoriamente em espaços de jogos. O que se entende, então, é uma proposta que pressupõe de uma aplicabilidade com vista ao engajamento entre pessoas, com respaldo em produções socialmente significativas e propostas a soluções de problemas. Justificativa para o trabalho, o cenário atual mostra-se positivo em relação à implantação e aplicação das novas tecnologias, visto que estes estão em constante evolução na sociedade contemporânea, a aplicação da gamificação no estudo de geografia mostrou-se de uma ferramenta que proporciona interesse aos alunos, possibilitando motivação para realizar as atividades. O objetivo do presente estudo, baseado na Revisão Sistemática da Literatura (RSL), analisar e sintetizar a literatura sobre o uso da gamificação no ensino de Geografia, com objetivo de selecionar estudos e artigos relacionados ao tema, buscando assim compreender como se pode ensinar Geografia de forma lúdica através do uso de jogos e da Gamificação a partir dos trabalhos selecionados no processo de inclusão e exclusão da RSL. O intuito desta pesquisa é verificar o uso da gamificação utilizada como instrumento de apoio ao processo de ensino e aprendizagem em aulas de Geografia, através deste busca obter entendimento sobre a eficácia da metodologia e ainda de que forma esta pode ser usada no ensino da Geografia. Compreender como se dá o processo de ensino da Geografia de forma lúdica através do uso de jogos e da Gamificação. Decorrentes deste, como objetivos específicos, pode-se enumerar: incentivar a promoção da aprendizagem por meio de jogos; apresentar possíveis métodos participativos de ensino da Geografia; explanar sobre a metodologia da Gamificação. A aprendizagem baseada em jogos procura proporcionar um cenário de aprendizagem divertido, atrativo e participativo, onde os estudantes possam interagir nas aulas de Geografia, ressignificando assim de forma coletiva seus saberes. O método de pesquisa escolhido neste trabalho foi o mapeamento sistemático. Esse tipo de mapeamento é um método de revisão de literatura que atende algumas diretrizes, as quais têm como propósito principal fornecer uma visão abrangente de um determinado campo de pesquisa, evidenciando lacunas a serem investigadas. Desta forma a classificação da metodologia científica, quanto a abordagem qualitativa, a qual busca compreender os fenômenos a partir de sua explicação e motivos, a natureza da pesquisa a qual se caracteriza como básica. Portanto, não se preocupa com a aplicação prática desses conhecimentos. Esta se define como descritiva, pois, descreve um fenômeno ou objeto de estudo e analisa a relação entre suas variáveis. Por último, quanto a classificação dos procedimentos técnicas, a pesquisa se define como bibliográfica, a qual utiliza materiais e outras pesquisas como fontes. Com base na classificação da metodologia foi possível construir o planejamento para a execução desta pesquisa. Com intuito de atender o problema de pesquisa apontado que é a discussão sobre como pode-se usar a Gamificação no ensino dos componentes curriculares, principalmente Geografia, as atividades foram organizadas em um conjunto de etapas, na primeira foi realizado o levantamento do problema de pesquisa, na segunda a definição da Metodologia da Pesquisa, na terceira etapa ocorreu a realização do estudo do referencial, na quarta fase foi realizada a correção textual, na quinta etapa a análise da pesquisa, na sexta e na última etapa de apresentação do TCC. Concluiu-se que, após toda análise da fundamentação teórica realizada para elaboração do artigo, que os jogos didáticos possuem influência direta na construção de conhecimentos geográficos e na aprendizagem dos alunos de forma mais lúdica e significativa. Além disso, refletir sobre a utilização dos jogos didáticos, na atualidade, continua sendo um desafio visto os panoramas da educação brasileira. Porém, mesmo com esse complexo contexto, é preciso estimular os professores e os alunos para desfrutarem dos benefícios que o jogo didático pode ter em sala de aula.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
SOARES SCHMELING MÜLLER, E.; DE OLIVEIRA, K.; LUZ DOS SANTOS, E.; MARCELO HOFF DO AMARAL, ÉRICO. O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.