TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) INCLUSÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE URUGUAIANA - RS

  • Luciana Pedroso
  • Riviani da Silva Schopf
  • Luciane Scherer Pahim
  • Rodrigo de Souza Balk
  • Susane Graup
Rótulo Escola, Inclusão, TDAH

Resumo

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno neurocomportamental que acomete de 3 a 5% da população infantil, comumente na fase escolar. As crianças com TDAH apresentam dificuldade de concentração, planejamento, organização, tomada de decisão e resolução de problemas. Os sintomas mais comuns no TDAH são a hiperatividade, falta de atenção e a impulsividade. Apesar da tríade desatenção e hiperatividade/impulsividade, complicar vários aspectos do sujeito com TDAH, elas podem ser amenizadas com o uso do tratamento adequado. Alguns problemas que podem acometer crianças e adolescentes que possuem o TDAH, destacando a maior frequência de acidentes, inclusive com veículos, maiores problemas de aprendizado (reprovações, expulsões, abandono escolar e menos anos de escolaridade), maior abuso de álcool e drogas e maior incidência de depressão e ansiedade. O ambiente escolar é um lugar considerado como um espaço para todos e de inserção social de crianças e jovens porém, no que tange ao TDAH, suas manifestações podem estar presentes em mais de um ambiente e durante o período pré-escolar os sintomas de hiperatividade e desatenção podem não ser tão facilmente identificados devido ao fato de as atividades serem mais pró-ativas e dinâmicas quando comparados com a outros indivíduos sem o transtorno. Esses problemas acabam prejudicando o rendimento escolar do aluno, que necessita de atendimento especializado para que desenvolva suas potencialidades de forma integral. Para tanto, é necessário que a escola em seu modelo atual promova a inclusão dos alunos, bem como possibilite o acesso dos alunos à sala de recurso e atendimento especializado a fim de que possa ter um desenvolvimento integral. Torna-se necessário um levantamento de recursos fundamentais para atender essas crianças nas escolas. O objetivo dessa pesquisa é investigar a presença de sala de recursos para atender os alunos com TDAH em ambiente escolar e se há um processo de inclusão desses alunos. O presente estudo se caracterizou como uma pesquisa do tipo qualitativa, descritiva e exploratória. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unipampa sob CAAE. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas para a coleta dos dados. Duas perguntas foram utilizadas para essa análise e se referiam ao conhecimento dos professores da existência de sala de atendimento especializado e se os professores consideravam que o modelo atual garantia a inclusão dos alunos com TDAH. A coleta de dados transcorreu entre os meses de abril a setembro de 2021 em duas escolas públicas de Ensino Fundamental do município de Uruguaiana - RS, totalizando 44 professores do primeiro ao quinto ano e que foram convidados a participar e aceitaram voluntariamente colaborar com o estudo. Do total, somente 17 professores responderam o questionário. Desses, 41,18% consideraram que o modelo atual garante parcialmente a inclusão de alunos com TDAH, 35,29% consideram que o modelo atual garante totalmente essa inclusão e 23,53% consideram que não há inclusão. Em relação à questão de existir sala de atendimento especializado, 94,12% dos docentes têm o conhecimento que a sala existe e 5,88% não têm conhecimento da existência da sala como atendimento específico para TDAH. Conclui-se que as escolas pesquisadas, embora quase a totalidade dos professores tenham um conhecimento de que haja sala de recurso disponível nas escolas para o atendimento de alunos com TDAH, a maioria considera que a inclusão é realizada de forma parcial.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
PEDROSO, L.; DA SILVA SCHOPF, R.; SCHERER PAHIM, L.; DE SOUZA BALK, R.; GRAUP, S. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) INCLUSÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE URUGUAIANA - RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.