SAÚDE MENTAL DOS JOVENS E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR

  • Matteo Echevarria
  • Marcelo Rolim
  • João Vitor Pires
  • Letícia Núñez Almeida
Rótulo Saúde, Mental, Políticas, Públicas, Educação

Resumo

A temática deste projeto são as relações entre a saúde mental de jovens estudantes do ensino médio e o acesso à educação superior no Brasil. Tendo em conta a ansiedade natural de fechamento do ciclo escolar vivida pelos jovens e as incertezas da vida adulta em um país que sofre com a desigualdade social e econômica. Acredita-se que a informação sobre os serviços públicos e o acesso à educação são ferramentas fundamentais para assessorar as escolas públicas de ensino médio, que sofrem igualmente com a falta de recursos para lidar com essa paisagem. Acreditamos que a falta de informação sobre as possibilidades de acesso à educação pública e gratuita pode potencializar a ansiedade dos estudantes de ensino médio, levando a não projetar a continuidade dos seus estudos e formação. Nesse caminho, para averiguar se a hipótese faz sentido, far-se-á uma pesquisa por meio de questionário aos alunos do ensino médio de uma instituição pública do município de Santana do Livramento, RS, recorte empírico do nosso projeto por se tratar de uma cidade considerada polo universitário junto da sua cidade-gêmea Rivera no Uruguai. Nessa Fronteira de 160 mil habitantes possui oito instituições públicas e gratuitas de ensino superior, escolheu-se a escola de ensino médio com mais alunos matriculados no último ano Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silvio Ribeiro. Acredita-se que a maioria dos estudantes das escolas públicas desse município não sabem que podem cursar carreiras universitárias tanto do lado brasileiro, como do lado uruguaio. O Principal desafio do projeto é proporcionar orientações e formas de ingresso em faculdades e assim tranquilizar e orientar da melhor maneira, como ter acesso à educação superior de qualidade em faculdades públicas nos dois países. A partir do diagnóstico sobre as características dos estudantes, averiguado por meio da aplicação um questionário que buscará conhecer um pouco de suas representações em relação ao ensino superior e à continuidade de seus estudos. Elaborar-se-á, por meio de pesquisa bibliográfica, de campo e digital um material informativo com orientações a respeito do acesso ao ensino superior público na cidade de Santana do Livramento e Rivera. A ideia é que o produto seja disponibilizado em todas escolas de ensino médio de ambos os municípios, informando as formas de ingresso, a documentação necessária, possibilidades de bolsas de estudos, bem como as datas e prazos vigentes nos cronogramas de ingresso nas instituições pesquisadas. Pretende-se ainda visitar as escolas, oferecendo uma conversa com os estudantes, apresentando o material e abrindo espaço para que possam tirar dúvidas. Questão norteadora: Como proporcionar orientação e tranquilidade aos alunos do ensino médio a respeito do ingresso em faculdades públicas. Considerando que os alunos do ensino médio necessitam de orientação a respeito de cursos existentes na cidade de Santana do Livramento e Rivera, que por sua vez seria de suma importância para sua formação superior, neste sentido os alunos teriam a facilidade de acesso ao ensino superior sem demandar de grande investimento financeiro. Nosso objetivo geral foi fazer chegar aos estudantes as possibilidades universitárias existentes na sua comunidade, no caso a Fronteira de Santana do Livramento e Rivera. Objetivo específico: Demonstrar de forma clara e objetiva a importância da informação para os alunos do ensino médio na formação superior. Esclarecer de forma objetiva as formas de ingresso na formação superior, bem como toda documentação necessária, bem como os prazos a serem cumpridos. A ideia é que os estudantes sintam que podem exercer o seu direito à educação e com isso diminuir a ansiedade desse momento crítico da vida. Resultados obtidos e esperados: Por meio de um formulário aplicado via Google Forms nas turmas do último ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silvio Ribeiro, constatou-se que, apesar de uma grande parcela dos estudantes almejarem uma carreira de ensino superior, a maioria (85,1%) destes estudantes não sabem que podem cursar carreiras universitárias tanto em Santana do Livramento, quanto em Rivera. Espera-se que, com a distribuição e apresentação do material informativo com orientações a respeito do acesso ao ensino superior público em Santana do Livramento e Rivera, as dúvidas a respeito do ingresso nas instituições presentes nestas duas cidades sejam sanadas, e, com isso, as perspectivas de tempo futuro destes estudantes sejam ampliadas.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
ECHEVARRIA, M.; ROLIM, M.; VITOR PIRES, J.; NÚÑEZ ALMEIDA, L. SAÚDE MENTAL DOS JOVENS E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.