APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI) E A AGENDA 2030: UM ESTUDO DE CASO
Rótulo
Agenda, 2030, ODS, Desenvolvimento, Sustentável, Aprendizagem, Industrial
Resumo
Organização das Nações Unidas (ONU) apresentou dezessete objetivos (ODS) aspirando um desenvolvimento sustentável global. Por intermédio da Agenda 2030 a ONU propõe uma organização com cento e sessenta e nove metas que compila indicadores, estimula iniciativas em todos os níveis que envolve o governo, instituição pública e privada, e pretende sensibilizar os sujeitos para um movimento de mudanças evolutivas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) antevendo possibilidades de contribuir para uma prosperidade compartilhada, tem investido na formação de profissionais com competência e compromisso com o desenvolvimento sustentável da região e consequentemente do estado e país. A qualificação e aperfeiçoamento do potencial humano são serviços que estão disponíveis para a comunidade e oportunizam a participação de todos. Os projetos integradores instigam discussões e desencadeiam melhorias internas e externas. Entretanto, foi verificado oportunidades de investigação para apoiar a efetivação das ações que se almeja desenvolver de acordo com a especificidade de cada setor. O Objetivo do estudo é analisar o atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelo SENAI para contemplar a Agenda 2030. Com essa finalidade, transcorreu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, pelo procedimento de estudo de caso. Jovens aprendizes e colaboradores da gestão estratégica e administrativa que atuam nos setores ambiental, econômico e social do Centro de Formação Profissional SENAI Jorge Barbieux de Passo Fundo foram os agentes envolvidos na pesquisa. Utilizou-se entrevistas com roteiro semiestruturado como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi por meio da técnica de análise de conteúdo: pré-análise, exploração do material, tratamento, inferência e interpretação dos resultados. Os resultados apresentaram que existem ações já institucionalizadas que contemplam os indicadores dos ODS, contudo, os relatos apontaram uma ausência de conhecimento no que se refere aos pilares nas dimensões sociais, econômicas e ambientais. Há uma propensão cultural que vincula a sustentabilidade aos aspectos do meio ambiente de forma isolada. A análise dos resultados, também indicou um déficit de um programa integrado que contemple todos os projetos que já estão sendo desenvolvidos, e que interligue os objetivos, as metas esperadas com as diferentes realidades do contexto escolar e a extensão da comunidade. Evidenciou-se que a equipe está atenta às exigências do mercado de trabalho, e o engajamento da equipe para implementar práticas de melhorias digitais e tecnológicas foi identificado. O grupo demonstrou preocupação em minimizar os impactos sociais causados para a geração atual e para as futuras quando citou a promoção da vida digna e o olhar para a diversidade social. A partir desse apanhado, entende-se que os ODS estão em pauta nos planos de ações do SENAI, contudo ainda em um processo inicial de apropriação conceitual das dimensões do desenvolvimento sustentável. Prospectar planos de estudo de formação contínua que envolva alunos e colaboradores, parece ser um caminho viável para a construção de conhecimento que direcionem as ações que estão sendo desenvolvidas. A análise reforçou, que o estreitamento de parcerias com indústrias com maior experiência, viabilizaria aos alunos uma visão sistemática da teoria e a prática para o desenvolvimento de melhorias em processos e na efetivação das ações. A aproximação com a comunidade a fim de transcender os perímetros escolares habituais, poderia contribuir para a pulverização do conhecimento e apoio para a superação de desafios. Agradecimentos: Agradeço a equipe de docentes da Atitus Educação, a CAPES e CFP SENAI por fomentar o desenvolvimento deste trabalho.Downloads
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Publicado
2022-11-23
Como Citar
DO DORNELLES, V.; DAL MORO, L. APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI) E A AGENDA 2030: UM ESTUDO DE CASO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.
Seção
Artigos