PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MOOC SOBRE VÍDEOS EDUCACIONAIS

  • Viviane Carvalho Moraes
  • Sandra Dutra Piovesan
  • Valesca Brasil Irala
Rótulo Vídeo, educacional, MOOC, Educação

Resumo

Diante de uma sociedade contemporânea, podemos observar as transformações sociais e culturais que ocorreram ao longo dos anos. Pierre Levy (1999) salientava, há mais de 20 anos, sobre essa transformação na comunicação e no comportamento das pessoas ao reconhecer as potencialidades da tecnologia em nossa sociedade. Essas transformações são indissociáveis ao ensino formal, que, especificamente, no ano de 2020, a partir a pandemia, submeteu-se a uma educação virtual, remota emergencial. A utilização de vídeos foi uma alternativa para estudantes e professores. Estudos internacionais demonstram a presença dos vídeos, grande parte com duração entre 6 e 10 minutos, como ferramenta na hora dos estudos, pois os alunos têm a autonomia de retroceder e pausar para fazer anotações. Os vídeos como ferramenta ativa podem ser uma alternativa para os docentes dinamizarem as práticas educacionais. Os vídeo de animação, são uma categoria que aponta para a preferência dos estudantes. Outra alternativa é a própria produção de vídeos educacionais. Essa pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Acadêmico em Ensino, a partir da elaboração de um projeto-piloto, após um levantamento bibliográfico, realizado para analisar o estado da arte sobre a temática dos vídeos educacionais e MOOC (traduzido como Curso Online Aberto e Massivo), com base na literatura internacional recente. Esses trabalhos relatam o crescimento e interesse por vídeos para além da área da educação, com a popularização das redes sociais, além de conceitos como o engajamento em vídeos, estratégias que os docentes podem adotar ao utilizar vídeos longos ou anotações em vídeos como algo positivo na construção de conhecimento e a relação entre as teorias de aprendizagem multimídia, visto que a aprendizagem também está relacionada com a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia, idealizada por Mayer e baseada na Teoria da Carga Cognitiva de Sweller. Todos esses conceitos foram estudados para chegar ao desenvolvimento de um MOOC focado em promover o conhecimentos sobre a produção de vídeos educacionais. Esse trabalho desenvolve uma preocupação com essas transformações sociais ocorridas no ambiente educacional, trazendo uma dinâmica integradora ao tentar solucionar problemas ao desenvolver um curso aberto e massivo. Nesse sentido, a problemática de pesquisa visa responder quais parâmetros (teóricos, didáticos, técnicos) devem nortear a produção de vídeos educacionais? Logo, o objetivo geral da pesquisa é investigar quais os parâmetros teóricos, didáticos, técnicos que devem nortear a produção de vídeos educacionais, de modo a disponibilizá-los em um MOOC voltado para esse fim. Para a metodologia, utilizou-se a Grouded Theory, com uma abordagem qualitativa, dentre os quais adota quatro procedimentos para que o resultado seja um protótipo. Os procedimentos são: amostragem teórica cumulativa, construindo uma base sólida no levantamento bibliográfico até chegar a saturação teórica, depois é a categorização dos conceitos, na sequência uma codificação axial, um cruzamento de dados, comparando como os dados se relacionam. E, por último, codificação teórica, apresentando o produto. Para tanto, outras metodologias foram utilizadas para complementar o estudo, como a PBD (pesquisa baseada no design). A partir dessa metodologia, é possível trazer a experiência dos cursistas, validando o ambiente didático ao responder um questionário final. Como resultados, o curso apresentado possui três módulos, o parâmetro teórico, o didático e o técnico. Os materiais são multimodais, com vídeos (predominantemente), infográfico e avaliações interativas. Assim, o curso tem uma base nos materiais coletados na primeira etapa e, ao final da pesquisa, foram acrescentados ou ajustados os materiais conforme o relato dos cursistas. Nesse sentido, com o resultado das discussões no levantamento bibliográfico, relatado anteriormente, e, a partir dos três parâmetros (didático, teórico e técnico), os princípios norteadores da produção de um vídeo educacional obedece aos critérios estabelecidos pelo cruzamento de dados na experiência dos cursistas, validando todo o processo e o ambiente didático. Para o parâmetro teórico, os cursistas relataram que o material apresentado, sobre a história dos vídeos, a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia e duração e o design são fundamentais para o conhecimento na elaboração de vídeos educacionais, tendo em vista a relação entre os elementos (imagens, sons, legenda) adicionados no vídeo e a sobrecarga cognitiva pode comprometer a aprendizagem. Da mesma forma, o parâmetro didático é responsável pela dinâmica na produção de um vídeo, a linguagem que deve ser utilizada, além da acessibilidade. Para o parâmetro técnico, os materiais escolhidos são aqueles que apresentam um layout intuitivo. No final, algumas alterações pontuais foram realizadas, como a troca da fonte dos vídeos, para não comprometer a leitura, e materiais extras foram adicionados.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
CARVALHO MORAES, V.; DUTRA PIOVESAN, S.; BRASIL IRALA, V. PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O CASO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM MOOC SOBRE VÍDEOS EDUCACIONAIS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.