PROGRAMA DE EXTENSÃO TERTÚLIAS INCLUSIVAS DO PAMPA EXPANDINDO HORIZONTES NA BUSCA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Rótulo
Tertúlias, Inclusivas, Pampa, Extensão, Formação, Acadêmico-profissional, Educação, Inclusiva
Resumo
O estudo realizado nesta pesquisa analisa as contribuições e desafios do Programa de Extensão Tertúlias Inclusivas do Pampa, com foco na educação inclusiva, desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa, no campus Bagé, para formação acadêmico-profissional (DINIZ PEREIRA, 2008) de professores, em especial que atuem no Atendimento Educacional Especializado (BRASIL, 2008), realizada por meio da oferta de dois cursos desenvolvidos na modalidade de educação a distância, para mil e cem cursistas (1.100). Este trabalho é de natureza documental, caráter qualitativo e abordagem exploratória, realizado no período de março a setembro de 2022. Com objetivo de identificar as principais contribuições e desafios do Programa em estudo, realizou-se análise dos livros publicados como produtos de dois cursos de extensão desenvolvidos pelo referido Programa, no período de 2020 até 2022. Portanto, foi realizada análise do conteúdo dos livros (GIL, 2002), tendo por categorias de análise: contribuições e desafios. Diante do exposto, em consonância com o objeto de pesquisa, analisamos ao todo cinco livros produzidos nos cursos de extensão realizados na modalidade de educação a distância, a saber: Curso de Extensão em Serviço de Atendimento Educacional Especializado em contexto de pandemia: Tertúlias Inclusivas (2020-2021) e o Curso de Extensão Produção de Recursos Pedagógicos Acessíveis para estudantes com deficiência (2021-2022). Dentre eles, três são do primeiro curso e dois (que estão no prelo) do segundo curso, respectivamente. No decorrer dos livros, do curso Tertúlias Inclusivas, percebe-se que os mesmos são compostos por textos que buscam socializar o conhecimento adquirido no curso, sendo permeado de relatos das experiências, desafios, aprendizagens, ações e estratégias realizadas no processo de mediação. O objetivo dos cursos de extensão, publicados em seus respectivos livros, se destina a oferecer formação acadêmica profissional na perspectiva inclusiva para professores da Educação Básica, oportunizando espaços formativos para a discussão, problematização, socialização e valorização das práticas pedagógicas inclusivas. A análise de dados permitiu identificar que os principais desafios enfrentados para formação acadêmico-profissional de professores, na modalidade de educação a distância, enfrentados pelos cursistas do programa de extensão em estudo são: instabilidade na internet na residência dos professores cursistas; dificuldade de organização e gestão do tempo para trabalho e atividades dos cursos; a Pandemia da COVID-19; o retorno dos professores cursistas ao ambiente escolar presencial, durante a realização dos cursos, reduzindo o tempo de dedicação a formação; além das dificuldades para o uso das tecnologias da informação e comunicação. Noutra perspectiva de análise, identificamos como principais contribuições, à discussão, identificação e quebra de barreiras nas práticas dos professores cursistas, a produção de recursos digitais acessíveis, o compartilhamento de experiências e a valorização dos diferentes saberes. Assim, os livros produzidos no âmbito dos cursos, como produtos dos mesmos, apresentam e valorizam experiências, discussões, desafios e os saberes construídos ao longo das formações propostas. Todos os conteúdos propostos foram desenvolvidos com atividades formativas práticas utilizando as ferramentas digitais sendo possível planejar, organizar e executar cursos extensionistas, como é destacado em cada um dos livros publicados. Concluímos, que as principais contribuições do Programa de Extensão se referem ao planejamento de práticas pedagógicas inclusivas, com quebra de barreiras e acessibilidade e os principais desafios são relacionados ao uso dos recursos tecnológicos digitais. Ademais destaca-se que as ações extensionistas protagonizadas pelo Programa de Extensão Tertúlias Inclusivas do Pampa, valorizam a participação e o protagonismo das pessoas com deficiência e dos professores da educação básica (cursistas), em busca de melhorias e inovações no contexto de ensino-aprendizagem potencializando a construção de sistemas educacionais inclusivos, também nas propostas formativas realizadas por meio da educação a distância, pois o compromisso ético, político e social do Programa se mantêm, tendo por horizonte a educação inclusiva plena para todos e todas.Downloads
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Publicado
2022-11-23
Como Citar
LEMOS SILVEIRA, B.; STORNIOLO NUNES BRASIL, J.; DA SILVA LIMA MARTINS, C. PROGRAMA DE EXTENSÃO TERTÚLIAS INCLUSIVAS DO PAMPA EXPANDINDO HORIZONTES NA BUSCA PELA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.
Seção
Artigos