ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Alecia Saldanha Manara
  • Mara Regina Bonini Marzari
  • Raquel Ruppenthal
Rótulo Aluno-docente, Curso, Normal, Docência

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado-ECS e as práticas em contextos profissionais merecem destaque na formação do professor. Como sabemos o ECS é um período singular ao longo da trajetória acadêmica, pensado para completar a formação geral do estudante bem como complementar a aprendizagem acadêmica. Alunos e professores envolvidos com o ECS tem percepções acerca da importância da prática docente e sua valorização no processo de formação. A Pandemia de Covid 19 mudou o cenário da educação mundial e o ECS também sofreu alterações em seu formato onde professores e alunos-docentes se adaptaram as estas mudanças através da criação de uma modalidade de ensino chamado Ensino Remoto. A tecnologia aliada ao ensino foi a forma encontrada para não suspender as aulas. A saber, a escolha sobre a nomenclatura aluno-docente para referir ao estagiário está relacionada com a valorização deste aluno que durante o ECS exerce a atividade de aluno e de professor concomitantemente. O ECS por si só já é um período desafiador para o aluno que conclui um curso e depende desta etapa para concluir sua formação. Não obstante, o ECS durante o ensino remoto, apontou inúmeros desafios não só ao aluno-docente, mas a todos os profissionais da educação. Este estudo objetiva discutir desafios e possibilidades acerca do ECS durante o período do Ensino Remoto em curso de formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais- Curso Normal. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa descritiva. Os dados foram coletados de fevereiro a maio de 2021, tendo como participantes deste estudo 16 alunos-docentes de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. O requisito para participação neste estudo é que os referidos alunos estivessem matriculados no ECS no momento da coleta dos dados e que autorizassem o uso dos dados através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas virtuais através da ferramenta Google Meet. Para guia das entrevistas utilizou-se um roteiro semiestruturado com questões abertas e semi-abertas, tendo como principais tópicos: a relação do ECS com a tecnologia, desafios e possibilidades do Ensino Remoto, prática docente no Ensino Remoto e relação com os alunos durante a vigência do Estágio no período remoto. Os alunos-docentes entrevistados afirmaram que a tecnologia foi muito importante para a realização do ECS principalmente no Ensino Remoto. Muitos não tinham conhecimento sobre tecnologia, mas precisaram estudar e se reinventar enquanto docentes para poder desempenhar suas atividades nesse período. O Letramento Digital, formação em tecnologia oferecida pela mantenedora foi muito válida nas palavras dos alunos-docentes, pois oferecia conteúdo em forma de vídeos curtos de como usar a tecnologia disponível para o ECS no modelo Alecia Saldanha Manara Mara Regina Bonini Marzari Raquel Ruppenthal Página | 2 remoto. Quanto aos desafios e possibilidades da realização do ECS os alunos citaram que a tecnologia e as formas de operá-la foram os maiores desafios enfrentados por eles durante esse período. Já fazendo referência as possibilidades do ECS os alunos-docentes afirmam que várias são as possibilidades desde que o domínio da tecnologia seja mantido e que as ferramentas tecnológicas sejam usadas e exploradas. O acesso à internet também foi descrito como peça fundamental, já que a falta de acesso foi considerada um desafio para os alunos-docentes e para as crianças que precisaram estudar online. Por fim, ressalta-se a importância de pensar a tecnologia para que de fato seja usada como ferramenta pedagógica e que os professores formadores tenham conhecimento, utilizem e estimulem seus alunos a utilizarem em suas práticas docentes. Essa discussão no cenário educacional é de grande valia no que diz respeito a condições e melhorias para a realização do ECS. Estima-se que novos estudos sejam realizados, agregando conhecimento e gerando discussões para essa temática.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
SALDANHA MANARA, A.; REGINA BONINI MARZARI, M.; RUPPENTHAL, R. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.