IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL: AS LICENCIATURAS COMO MEIO DE COMBATER O PRECONCEITO

  • Diogo Larri Spencer Alves
  • Suzana Cavalheiro de Jesus
Rótulo Identidade, Gênero, Orientação, Sexual, Ensino, Superior, Licenciaturas, Currículo

Resumo

O propósito deste trabalho de pesquisa de revisão da literatura sistêmica é elucidar o que outros pesquisadores estão investigando no que se trata de Identidade de Gênero e Orientação Sexual nos últimos 6 anos e assim contribuir com a pesquisa que estou desenvolvendo sobre o Olhar dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Pampa sobre Orientação Sexual e Identidade de Gênero. Procurou-se centralizar o tema sobre aspectos práticos e concisos do que está se investigando sobre Identidade de Gênero e Orientação Sexual dentro das Universidades, dentro do Ensino Superior e assim restringir a pesquisa ao que de fato vá contribuir para o desenvolvimento de minha pesquisa de mestrado. Para o processo de obtenção de dados foram utilizadas as plataformas de banco de dados da SCIELO e BDTD que são fontes confiáveis, amplamente utilizadas por demais pesquisadores. Na busca do material de pesquisa foram operados string de buscas diferentes para cada base de dados. No caso da base Scielo foi utilizado como parâmetro de busca as palavras-chave: Identidade de Gênero, Orientação Sexual, Ensino Superior, Licenciaturas e Currículo. Porém ao lançá-las foi definido que as principais palavras de busca seriam Identidade de Gênero e Orientação sexual com o marcador AND e as demais palavras Ensino Superior, Licenciaturas e Currículo com o marcador OR. Também foi definido como período de busca as publicações de 2017 a 2022, bem como publicações em língua Portuguesa, coleções do Brasil, dentro da área temática das Ciências Humanas e subárea Education e Educational tipo de literatura artigos. Onde foram definidos 10 artigos para possíveis estudos de revisão. No segundo string de busca, dentro da base BDTD foram utilizados os seguintes string de busca: Dissertações de 2017 a 2022 e as palavras-chave: Identidade de Gênero, Orientação Sexual e Currículo, todas com marcador AND. Foram feitas outras combinações de string com as 5 palavras-chave da string anterior, porém o que retornou com trabalhos relevantes para o tema de uma pesquisa foram os apresentados aqui. Com a busca foi obtido 2 trabalhos de dissertação. Já na seleção pelo resumo e critérios de inclusão e exclusão das publicações, analisando os 10 artigos retornados da busca realizada na base de dados da Scielo 5 foram descartadas por não retornarem com pesquisas relevantes para a temática que se buscava estudar. Com leitura dos resumos bem como do corpo do trabalho ficou evidente que os 5 artigos excluídos não refletiam a essência do que se estava buscando em termos de estudos, bem como de pesquisadores que não trabalham com Identidade de Gênero e Orientação Sexual. Os dados extraídos refletem o que se tem pesquisado dentro das licenciaturas de nível superior em temas como identidade de gênero e orientação sexual e sobre políticas curriculares e discussão de gênero e de sexualidades, bem como a dissertação Gênero e Sexualidades na formação de pegadogos/as que trouxeram importantes reflexões sobre como pode ser trabalhados com futuros professores as temáticas aqui apresentadas, bem como o referencial será de grande relevância para embasar minha pesquisa. Ao transcorrer a metodologia de pesquisa dos trabalhos pesquisados constatou-se que o enfoque a ser pesquisado converge com o que se propõe minha pesquisa, de analisar os planos pedagógicos dos cursos e observar como orientação sexual e identidade de gênero são trabalhados nos currículos. Em se tratando dos artigos embora o enfoque não necessariamente esteja destinado a prática de currículo e os temas apresentados em componentes curriculares, as pesquisas apresentam nos fornecem um caminho a percorrer. São temas que abordam a contribuição da união homoafetiva para diminuição da violência contra LGBTQIAP+, bem como o conceito que os jovens possuem sobre direitos humanos para a diversidade, cidadania e gênero. Outros artigos trazem contribuições no campo da falácia de ideologia de gênero e todo o pânico moral de uma sociedade conservadora em questões de orientação sexual e identidade de gênero e ainda questões que envolvem formação docente e religião, voltadas a formação e socialização de gênero. Os resultados obtidos com esta pesquisa mostram que poucos trabalhos estão sendo desenvolvidos dentro da temática, o que evidencia a importância de cada vez mais se pesquisar sobre o assunto, principalmente por o foco estar alicerçado em compreender como se trabalha temáticas transversais como esses, em componentes curriculares de cursos cujo objetivo é formar futuros profissionais de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-11-23
Como Citar
LARRI SPENCER ALVES, D.; CAVALHEIRO DE JESUS, S. IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL: AS LICENCIATURAS COMO MEIO DE COMBATER O PRECONCEITO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.