MEDITANDO NA ESCOLA - UM OLHAR A PARTIR DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

  • Maria Clara Ferreira Machado
  • Ana Clara Sevá
  • Ana Clara de Bairros Lucho
  • Rui Seabra Machado
  • Edward Frederico Castro Pessano
  • Álvaro Luís Ávila da Cunha
Rótulo Meditação, Atenção, Plena, Práticas, Contemplativas, Educação, Neurociência

Resumo

Muitos autores apontam que as práticas meditativas têm demonstrado um grande potencial terapêutico para lidar com o estresse da vida contemporânea. Dessa forma, essas técnicas podem apresentar contribuições com a crise de saúde mental que vem se intensificando nos últimos anos, a qual atinge pessoas de todas as idades, classes e sexos. E principalmente, em tempos de contexto pós-pandêmico, depois de um longo período de distanciamento social. Conjuntamente com a deterioração da saúde mental, verifica-se que a humanidade enfrenta as consequências de um modelo econômico e político que promove a destruição e consumo exacerbado dos recursos naturais. Essa realidade social também pode refletir no contexto das escolas, com quadros de estudantes não conseguindo lidar com suas emoções, acarretando em crises de ansiedade, depressão e pânico. Por conta disso, alguns pesquisadores buscam investigar como inserir a meditação nas escolas visando combater esses estados mentais aflitivos. Baseando-se em evidências de propostas aplicadas em outros contextos e grupos etários, a ciência contemplativa contribui com resultados de pesquisas científicas que apontam os benefícios oriundos da prática meditativa. Entre essas descobertas, destacamos como a meditação induz a neuroplasticidade, que se caracteriza pelas mudanças no cérebro em resposta às experiências. Podendo contribuir na formação de novas redes neurais, sendo assim um fator essencial na aprendizagem. Além de contribuir no desenvolvimento da concentração e da atenção. Por isso, percebemos a importância de conhecer os trabalhos desenvolvidos e publicados na literatura científica. Para tanto, o objetivo do presente trabalho é fazer um levantamento dos artigos científicos na temática meditação nas escolas nos últimos 10 anos. O presente trabalho se caracteriza como uma pesquisa do tipo exploratória, bibliográfica, do tipo revisão sistemática integrativa. A análise dos dados do presente trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa. O levantamento dos artigos científicos ocorreu nas seguintes bases de dados: SAGE, Web of Science, EBSCO, Science Direct/Elsevier e Scopus. E utilizamos a seguinte expressão de busca meditation in schools. Optamos em colocar em inglês para ampliar o escopo de trabalhos, incluindo assim pesquisas realizadas em diferentes países. Também adotamos a estratégia de selecionar nas bases de dados, palavras de expressão de busca presentes no título, resumo e palavras-chaves para refinar trabalhos que abordassem a temática. Como critérios de inclusão adotamos: artigos científicos publicados em periódicos revisados por pares; escritos em português, inglês e espanhol; no período de 2012-2022; pesquisas realizadas com seres humanos. E como critérios de exclusão: artigos de revisão sistemática; trabalhos realizados com animais; editoriais; anais de evento, e capítulos de livro. A partir das buscas, encontramos 13 trabalhos nas distintas bases. Destes, 2 estavam duplicados, e, 3 eram artigos de revisão sistemática. Por isso, estes 5 foram excluídos e restando 8 para análise. As bases que tiveram mais publicações foram Science Direct/Elsevier com 7 e SAGE com 1. Nas outras bases, Scopus, Web of Science e EBSCO não foram encontrados nenhum artigo dentro da temática. Mesmo com um período de 10 anos para análise, somente no ano de 2012 teve 2 publicações. E nos outros anos somente foram publicados 1 trabalho, e em 2015 não houve nenhum. A maioria das publicações tratavam-se de estudos sobre intervenções, mas mesmo assim nem todos tinham como foco a escola. Somente 1 trabalho era relato de experiência, embora não tratasse da temática meditação. E outro era possuía uma abordagem teórica. Em todos os trabalhos houve a menção de diferentes técnicas de meditação: atenção plena, escaneamento corporal, yoga, tai chi chuan e outras técnicas chinesas. Mas há a ênfase em propostas seculares, sem intuito de atrelar-se a uma concepção ou crença religiosa. Assim, não teria empecilhos para pessoas de diferentes contextos praticar a meditação. Mesmo com uma análise preliminar, o campo de investigação ainda é muito recente e bastante promissor. Os trabalhos encontrados apontam para a necessidade de novas investigações e de uma rigorosa condução metodológica das pesquisas. Dessa maneira, as evidências produzidas podem fornecer informações robustas sobre a implementação da meditação em espaços escolares. Também, os artigos trazem importantes resultados no sentido de auxiliar as crianças e jovens no gerenciamento de suas emoções. E contribuindo para a educação e a aprendizagem componha não somente o aspecto acadêmico e cognitivo, mas emocional e social. Com isso, faz-se necessário um alerta para que essas iniciativas não sejam deturpadas de seu sentido original de contribuir no desenvolvimento de valores humanos. E rume para atingir objetivos neoliberais, com intuito de medicalizar a educação.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
CLARA FERREIRA MACHADO, M.; CLARA SEVÁ, A.; CLARA DE BAIRROS LUCHO, A.; SEABRA MACHADO, R.; FREDERICO CASTRO PESSANO, E.; LUÍS ÁVILA DA CUNHA, ÁLVARO. MEDITANDO NA ESCOLA - UM OLHAR A PARTIR DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.