MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS
Rótulo
Avaliação, Aprendizagem, Ensino, Superior, Ferramentas, Digitais, Tecnologias
Resumo
A pesquisa de dissertação em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE), busca investigar como o uso das tecnologias contribui na avaliação da aprendizagem em cursos de Licenciaturas. Elencou-se como objetivo deste estudo um recorte, no qual se busca mapear nos artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES, práticas avaliativas mediadas por tecnologias, bem como as potencialidades e fragilidades anunciadas nestas publicações. A justificativa para tal pesquisa baseia-se no aumento do uso das tecnologias nos processos avaliativos desde o início da pandemia de Sars-Cov-2 ou COVID-19. No ensino superior, a utilização das tecnologias sempre esteve mais presente do que em outros níveis de ensino, porém o foco não era a tecnologia em si, e sim sua utilização como ferramenta tecnológica utilizada na transmissão de aulas, envio de materiais, repositório de conteúdos em sua maioria. Após vivenciarmos significativas mudanças no cenário educacional, hoje as tecnologias já são vistas com outros olhos, são capazes de contribuir na formação e no desenvolvimento dos alunos, auxiliando no processo de práticas e abordagens pedagógicas em ambientes online e permitindo assim que haja um contato entre professores e alunos, também na avaliação da aprendizagem possibilita a criação de espaços de interação, conectando tudo e todos e permitindo que o professor consiga dar o feedback automático na hora da correção. Este recorte baseia-se em um Mapeamento Sistemático (MS), tendo como lócus o Portal de Periódicos CAPES, com um recorte temporal de artigos publicados do ano de 2020, com a intenção de responder às seguintes questões: Quais tecnologias estão presentes nos trabalhos publicados? Quais as potencialidades e fragilidades das tecnologias encontradas? Para tal esta pesquisa tem cunho qualitativo, explicativo e procedimentalmente é um MS, baseado em um processo de levantamento específico sobre um campo de estudo e espaço em um determinado período sendo organizado de forma sistemática. Os resultados foram organizados com base na Análise de Conteúdo. O MS seguiu um protocolo de busca á partir de seis critérios de inclusão e exclusão de trabalhos sendo eles: String de busca no título Tecnologias AND avaliação da aprendizagem; somente artigos; área da educação; ano de 2020; de livre acesso, disponíveis e completos; no idioma português. Ao final da execução deste protocolo, foram encontrados um total de 21 artigos. É possível perceber nestes trabalhos uma variedade de tecnologias que perpassam aplicativos, softwares, plataformas e ferramentas, dentre elas Quizlet, GeoGebra, Microsoft Teams, Telegram, WhatsApp, Skype, Trello entre outras, que podem ser utilizadas para promover a aprendizagem dos alunos de diferentes formas. Uma das maiores fragilidades encontradas está relacionada à questão da internet, pois a grande maioria necessita de conexão e não pode ser baixada para ser utilizada offline. Contudo como ponto positivo, ressalta-se que muitas são gratuitas e de fácil acesso e possuem um grande potencial para serem utilizadas na hora de avaliar a aprendizagem dos alunos através do seu feedback automático, o que permite dar um retorno da atividade ao aluno de forma instantânea. Baseando-se nos resultados encontrados neste MS percebe-se que as tecnologias são aliadas na hora de avaliar a aprendizagem dos alunos, pois possuem inúmeras ferramentas que auxiliam os professores neste processo de ensino e aprendizagem.Downloads
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Publicado
2022-11-23
Como Citar
BOENO STOCHERO, E.; LEITE CHAVES, L.; DANIELA KRAUSE BIERHALZ, C. MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.
Seção
Artigos