AALFABETIZAÇÃOVISUALNOENSINODEFÍSICAUMOLHARPARAPRODUÇÕESDEDISSERTAÇÕESETESES

  • Heloisa Fernanda Francisco Batista
  • Sandro Rogério Vargas Ustra
Rótulo Alfabetização, visual, Ensino, Física, Cultura, Visual

Resumo

O indivíduo, de acordo com seu desenvolvimento cognitivo, pode alcançar habilidades que possibilitam a decodificação e interpretação de símbolos presentes em seu cotidiano. O sentido da visão, apresenta grande importância para a leitura de símbolos e signos, desempenhando papel primordial para a realização de análise e interpretação de imagens, podendo ser melhorando durante a observação ou ampliado de acordo com a bagagem do indivíduo, tendo potencial para tornar-se um dispositivo/recurso de comunicação. A linguagem visual é tida como um elemento de grande valor no desenvolvimento da comunicação e na compreensão entre indivíduos e grupos, expandindo os meios de expressão, aumentando sua difusão e ampliando os significados. É importante que o indivíduo receba subsídios para que consiga aprender, interagir, inferir e forma a realidade. Nesse sentido, a alfabetização visual se apresenta como aliada no ensino, em especial no de Física, uma vez que é realizada através da observação e deve ser contínua e aperfeiçoada com o passar do tempo. A alfabetização visual exerce o papel de inclusão dos indivíduos em um cenário social, realizando a mediação da linguagem visual. Um indivíduo alfabetizado visualmente está capacitado para enxergar e compreender significados mais complexos. Buscando compreender como tem sido desenvolvidas pesquisas em que os aspectos visuais e que envolvam a alfabetização visual no ensino de Física, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito das produções que relacionam essa temática nas plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando as seguintes palavras-chave: ensino de Física; Cultura visual; Visualidade; Alfabetização visual. Na plataforma SciELO não foram encontrados artigos relacionados a essas palavras-chave e na plataforma BDTD forma listados 55 trabalhos, sendo 43 dissertações e 12 teses. Após a seleção dos arquivos, separando os que estavam dentro da temática, uma vez que diversos trabalhos que apresentavam uma das palavras-chave não estavam relacionados ao ensino de Física, a amostra foi reduzida para 8 trabalhos, sendo 6 dissertações e 2 teses, publicados entre 2007 e 2021. Observou-se que 50% dos trabalhos eram voltados para o ensino de Física e a inclusão de estudantes surdos (3 dissertações) e com deficiência visual (1 tese), sendo um trabalho direcionado a utilização de computadores no desenvolvimento de atividades e os demais em relação a prevalência da importância do sentido visual e imagética para o ensino de Física para estudantes surdos. Os demais trabalhos contemplavam a utilização da ficção científica na ficção escolar como possibilidades no ensino de Física, ensino de radioatividade, ensino de Física Moderna a partir da utilização de recursos presentes na cultura digital e análise de recursos audiovisuais nos livros didáticos. Apesar da presença da prevalência da utilização do sentido visual nesses trabalhos, não se percebeu a realização de uma discussão acerca da importância da alfabetização visual no ensino de Física. A abordagem dessa temática se faz necessária, principalmente, pela utilização frequente de artifícios visuais no ensino de Física, como gráficos, diagramas, desenhos direcionados à Óptica Geométrica, dentre outros. É necessário capacitar o estudante para utilizar os óculos da Ciência diante de situações cotidianas de forma que se propicie a compreensão dos símbolos e signos que são apresentados não só nos conteúdos acadêmicos, mas também em seu cotidiano.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
FERNANDA FRANCISCO BATISTA, H.; ROGÉRIO VARGAS USTRA, S. AALFABETIZAÇÃOVISUALNOENSINODEFÍSICAUMOLHARPARAPRODUÇÕESDEDISSERTAÇÕESETESES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.