REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: ATIVIDADES LÚDICAS PARA ALUNOS COM TDAH

  • Larissa Moreira de Oliveira
  • Charlene Lemos Antunes dos Santos
  • Camila Aparecida Tolentino Cicuto
Rótulo TDAH, Revisão, Bibliográfica, Educação, básica

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno hereditário, neurobiológico caracterizado de forma simplificada pela falta de estímulos que geram desatenção, impulsividade, agitação, entre outros comportamentos. Esse transtorno, assim como outros, se mostra como um desafio para o processo de ensino-aprendizagem e se configura como uma NEE (Necessidade Educativa Especial). Observando que o aluno com TDAH muitas vezes se encontra atrasado quanto ao rendimento da turma, o professor pode utilizar recursos lúdicos para estimular a concentração do aluno e o desenvolvimento de habilidades que amenizam as dificuldades de aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso de atividades lúdicas para alunos com TDAH e como objetivos específicos estabeleceu-se: analisar as publicações, utilizando a base de dados do portal da CAPES (www.capes.gov.br) sobre o uso de atividades lúdicas na educação inclusiva no âmbito do TDAH nos últimos 10 anos; identificar os desafios e possibilidades do uso de atividades lúdicas para alunos com TDAH. Essa pesquisa faz parte de um trabalho de conclusão de curso em Ciências da Natureza Licenciatura. A natureza metodológica dessa pesquisa é qualitativa, caracterizada como exploratória e bibliográfica. A revisão bibliográfica foi realizada utilizando-se o portal da CAPES a partir dos descritores atividades lúdicas e TDAH e se deu a partir da correlação entre eles. A busca nesta base de dados foi realizada no mês de março de 2022. Para realizar a revisão da literatura foram selecionados artigos no período de 10 anos. Após pré-seleção dos artigos foi realizada a leitura integral com vistas a atingir os objetivos estabelecidos neste estudo. A análise de dados se deu a partir de uma síntese integradora, essa análise consiste em uma leitura criteriosa dos artigos a fim de suscitar reflexões para a problemática a partir da exploração deste material. Com essa busca foram encontrados 12 artigos. Um deles era repetido e foi descartado. Após uma leitura flutuante percebeu-se que 9 desses artigos não estavam relacionados com o tema do estudo. Desta maneira optou-se pela análise de dois trabalhos. Os resultados obtidos demonstraram que as atividades lúdicas para alunos com TDAH trazem inúmeras possibilidades como a prática de regras (metas ou objetivos), o estímulo da atenção voluntária a partir de feedbacks e desafios como competições e de cooperação, desenvolvimento de habilidades sociais e afetivas. Observando que alunos com TDAH são desorganizados e possuem dificuldade em conclusão de atividades, além de cometerem erros por descuido, os recursos lúdicos em principal as regras e objetivos claros, se mostram como excelentes estratégias, dentre as atividades lúdicas a que mais se destaca são os jogos com regras, que auxiliam no controle dos impulsos e estimulam a atenção voluntária, em um combo onde o aluno se diverte e aprende. Como desafio do uso de atividades lúdicas para alunos com TDAH destaca-se o baixo número de trabalho com propostas efetivas para este contexto. Conclui-se que essa pesquisa alcançou seus objetivos analisando as possibilidades e desafios das atividades lúdicas para alunos com TDAH a partir da revisão bibliográfica, reiterando a importância de mais artigos e trabalhos que falem sobre esse tema para que seja possível suscitar discussões e reflexões sobre o assunto. Acredita-se que esse trabalho traz contribuições para o ensino inclusivo de alunos com TDAH.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
MOREIRA DE OLIVEIRA, L.; LEMOS ANTUNES DOS SANTOS, C.; APARECIDA TOLENTINO CICUTO, C. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: ATIVIDADES LÚDICAS PARA ALUNOS COM TDAH. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.