INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

  • Willisan Coelho Muria
  • Patricia de Oliveira Morais
  • Claudete da Silva Lima Martins
Rótulo Projeto, político-pedagógico, Análise, documental, Inovação, pedagógica

Resumo

A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico na Escola ofertada pelo curso de Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé, no primeiro semestre de 2022. Este trabalho caracteriza-se como uma investigação documental (GIL, 2008) de abordagem qualitativa e tem como objetivo analisar a presença de indicadores de inovação pedagógica no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola da rede pública estadual do município de Bagé, RS. Para o levantamento dos dados foi utilizado um roteiro elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI), vinculado à UNIPAMPA, campus Uruguaiana, RS. A análise dos dados está embasada na proposta de Cunha (2018) que tem como fundamentos teóricos postulados de Sousa Santos (1988, 2000) e Lucarelli (2009). A autora estabelece sete indicadores de inovação pedagógica, a saber: i) a ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender; ii) a gestão participativa; iii) a reconfiguração dos saberes; iv) a reorganização da relação teoria/prática; v) perspectiva orgânica no processo de concepção, desenvolvimento e avaliação da experiência desenvolvida; vi) a mediação; vii) o protagonismo. Os resultados mostraram que há cinco indicadores de inovação pedagógica no documento: apenas dois não foram encontrados (iv e v), havendo predomínio da gestão participativa, uma vez que a escola em questão parte do princípio da coletividade, priorizando a responsabilização do coletivo no planejamento, desenvolvimento e avaliação das atividades inerentes à gestão e à construção do processo de ensino-aprendizagem. Outro indício de inovação pedagógica presente no documento consiste na busca da escola por uma educação como alicerce de existência social, respeitando a diversidade que o aluno traz consigo, o que pode ser caracterizado como um indicador de mediação, pois esse indicador faz a ponte entre o mundo afetivo e o mundo do conhecimento. O indicador de inovação pedagógica encontrado na mesma proporção diz respeito ao protagonismo, que enfatiza a questão de reconhecer o aluno um sujeito autônomo e protagonista de sua história e do seu processo de ensino e aprendizagem. Encontrados em menor quantidade, foram os indicadores referentes à reconfiguração dos saberes e à ruptura com a forma tradicional de ensinar e aprender. Ambos indicadores partem do reconhecimento e da valorização da legitimidade de diferentes saberes e diferentes fontes de forma que não menospreze a contribuição da ciência, bem como do entendimento que o conhecimento também nasce da interação do homem com seu meio social. Conclui-se que, partindo do princípio que o Projeto Político-Pedagógico é um processo coletivo de decisões democráticas, o PPP da escola em análise cumpre com a expectativa de ter por base uma gestão democrática, em que há a descentralização do poder de forma que todos os agentes da educação participem coletivamente do processo de tomada de decisões referentes à gestão e ao processo de ensino-aprendizagem. No entanto, encontra-se lacunas com relação a dois indicadores de inovação pedagógica: a perspectiva orgânica no processo de concepção, desenvolvimento e avaliação da experiência desenvolvida e a reorganização da relação teoria/prática. Em relação a este último, percebe-se um apego à relação teoria/prática no ensino de cada disciplina, com clara predominância da teoria sobre a prática, sempre a precedendo. Com base nisso, ressalta-se a importância de estimular o trabalho coletivo para o desenvolvimento de ações em prol da escola e sua comunidade como um todo, assim como o planejamento para o aperfeiçoamento do documento que é a própria identidade da escola.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
COELHO MURIA, W.; DE OLIVEIRA MORAIS, P.; DA SILVA LIMA MARTINS, C. INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.