ESTUDO PRELIMINAR: MOVIMENTOS, APRENDIZAGEM DE SER PROFESSOR E DESAFIOS DO INÍCIO DA CARREIRA
Rótulo
Início, trajetória, Aprendizagem, docente, Desenvolvimento, profissional
Resumo
Nas últimas décadas, questões relativas à formação de professores e a inserção profissional, estão no centro de amplas discussões. Parte-se do pressuposto que o início da carreira de um professor representa um período complexo, permeado de desafios e responsabilidades profissionais para as quais ainda não se está completamente preparado. Portanto, as primeiras experiências têm um maior impacto e importância para a aprendizagem da profissão. Assim, o objetivo da pesquisa é compreender os movimentos construtivos da docência, principalmente no início da carreira, seus desafios e como vai se constituindo professor. O presente estudo contém a primeira fase de uma investigação, resultado de reuniões de estudo e de pesquisa do grupo que se constituiu em outubro de 2021, na Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja, denominado GEVIP Grupo de estudos: vivências e pesquisa. Além da coordenação, o grupo conta com uma bolsista voluntária. A pesquisa que o grupo desenvolve tem como objetivo compreender os movimentos da docência dos egressos do curso de Ciências Humanas - Licenciatura, tendo como enfoque da investigação o início de suas carreiras. Metodologicamente, se direciona pelos fundamentos da pesquisa qualitativa a partir da abordagem narrativa de cunho sociocultural. Mediante os objetivos e finalidades desta investigação, o estudo foi organizado em três etapas. A primeira etapa abrange revisão da literatura e estudo teórico, necessário ao campo de pesquisa. A segunda, de caráter exploratório, conta com um levantamento sobre sujeitos egressos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Pampa, formados entre 2016 e 2021. A última etapa da pesquisa, com previsão de ser concluída em 2022, constitui-se no principal momento da pesquisa qualitativa de cunho sociocultural, pois é o momento onde ocorrerão as entrevistas com os egressos que, após contatados, se dispuserem a responder. As perguntas das entrevistas foram pensadas através dos estudos bibliográficos da primeira etapa e visam abranger desde as motivações de se tornar um professor, a saída da universidade, a abertura das oportunidades fora da mesma, a adaptação nas instituições, problemas enfrentados no cotidiano com superiores, colegas e alunos, até as suas experiências atuais. Nesta perspectiva, é apresentado neste trabalho o primeiro momento da investigação, que se refere à etapa de revisão bibliográfica sistematizada dos temas que envolvem a proposta da pesquisa, o qual constitui o estudo preliminar que compõe o contexto teórico de toda a investigação. Foram encontrados, estudados e analisados diversos autores e teóricos do campo da aprendizagem e formação docente, que abordavam temas como o desenvolvimento profissional, as fases da carreira docente e, corroborando com a temática da pesquisa, o início da carreira e suas implicações. Portanto, compreende-se que na fase da iniciação da carreira são vários os desafios com os quais o egresso vai se deparar, lançando a necessidade de contínuos movimentos e aprendizagens do ser professor e da relação entre universidade e escola. Entender as peculiaridades do início da carreira é de suma importância para o professor iniciante e para os estudantes que estão finalizando a graduação, pois ter consciência das dificuldades que irá enfrentar, possibilita que o futuro professor reflita soluções para passar por este ciclo, bem como se mantenha motivado a persistir na carreira profissional que escolheu frente aos complexos movimentos com os quais irá se deparar.Downloads
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Publicado
2022-11-23
Como Citar
ALMEIDA LOPES, L.; LIMA MOREIRA RHODEN, J. ESTUDO PRELIMINAR: MOVIMENTOS, APRENDIZAGEM DE SER PROFESSOR E DESAFIOS DO INÍCIO DA CARREIRA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.
Seção
Artigos