PHYSIO GAMES: PROPOSTA DE SOLUÇÃO NO APOIO DE SESSÕES DE FISIOTERAPIA PARA AMPUTADOS

  • Douglas Mendes
  • Douglas Aquino Teixeira Mendes
  • Julio Saracol Domingues Junior
Rótulo sistemas, embarcados, gamificação, jogo, sério, fisioterapia

Resumo

O corpo humano é capaz de realizar uma infinidade de tarefas, e para tal, os membros superiores e inferiores se mostram essenciais, executando as atividades mais básicas como locomoção e alimentação. Observando que os membros podem apresentar deformações devido a diversas situações, como por exemplo a malformação de membros, o diabetes e acidentes de trânsito, nas quais dependendo do grau em que se encontra a enfermidade a única alternativa é a amputação, um procedimento delicado que afeta tanto o físico quanto o psicológico do paciente, dado que a retirada do membro dificulta ou até mesmo impossibilita a execução de atividades cotidianas, fisioterapeutas e psicólogos são indispensáveis no processo de reabilitação física do paciente. Com o desenvolvimento da área da computação aplicada, é possível auxiliar esses pacientes na reabilitação utilizando metodologias de gamificação que consistem em adaptar atividades utilizando recursos e características comuns em jogos, com intuito de tornar alguma atividade mais agradável e motivadora, que neste caso seriam as seções de reabilitação. O objetivo com a abordagem de gamificação é motivar o indivíduo a superar desafios para alcançar melhores resultados no jogo, provocando maior envolvimento cognitivo e tornando as seções mais lúdicas. Considerando o exposto, ainda existem lacunas e oportunidades de pesquisas no que diz respeito ao desenvolvimento de soluções computacionais que auxiliem os fisioterapeutas no processo de reabilitação física de amputados. Com isso, o desenvolvimento deste trabalho foi iniciado a partir da demanda do Serviço de Reabilitação Física (SRF) do município de Bagé/RS, que possui um déficit de ferramentas de apoio de sessões fisioterapêuticas em amputados de membros superiores e inferiores. Diante desse desafio, foi proposto o protótipo de um sistema em hardware e software, de baixo custo, que utiliza uma metodologia de gamificação no desenvolvimento de um jogo que simula uma partida de tênis de mesa para instigar os pacientes a alcançarem o estado de Flow, contando também, com ferramentas para que os fisioterapeutas acompanhem o desempenho dos mesmos de forma menos subjetiva. Diante do protótipo desenvolvido e dos resultados coletados na pesquisa antecedente, juntamente com o feedback dos pacientes e dos profissionais de saúde, a finalidade desse projeto é o aprimoramento do sistema, trazendo correções de erros e ajustes na fluidez do jogo, como por exemplo: a adição de efeitos sonoros e efeitos visuais, o melhoramento nos gráficos e na interface do aplicativo, a implementação de mais fases e jogos diferentes. Essas melhorias visam facilitar o uso do sistema pelos profissionais de saúde e melhorar a interação do paciente com o jogo para que o estado de Flow possa ser alcançado mais facilmente. O objetivo é estimular o paciente a ampliar a amplitude dos movimentos ao desenvolver seu condicionamento físico, tornando a dor nas sessões menos perceptível. A solução será utilizada na etapa pré-protética, onde o coto do paciente é preparado para o recebimento de próteses, e na etapa protética, que consiste no processo de adaptação do novo membro. Para averiguar de forma menos subjetiva o desempenho e desenvolvimento dos usuários durante a partida, foram criados coeficientes de desempenho e efetividade utilizados no mapeamento de informações sobre o paciente durante as sessões; os resultados obtidos poderão ser comparados com os resultados da primeira versão, colaborando assim no melhoramento do sistema. Por fim, espera-se que o sistema chegue numa versão estável, fácil e intuitiva de configurar e utilizar, que retorne dados satisfatórios para os profissionais de saúde e instigue os pacientes a usufruir da tecnologia, de tal modo que o sistema seja empregado nas sessões de fisioterapia da SRF Bagé.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
MENDES, D.; AQUINO TEIXEIRA MENDES, D.; SARACOL DOMINGUES JUNIOR, J. PHYSIO GAMES: PROPOSTA DE SOLUÇÃO NO APOIO DE SESSÕES DE FISIOTERAPIA PARA AMPUTADOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.