DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA COLABORAÇÃO EM ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE COMPUTAÇÃO
Rótulo
Pensamento, Computacional, Cultura, Digital, Ensino, básico, Aplicativo, multiplataforma
Resumo
O governo tem realizado esforços para implantar ensino de computação na Educação Básica, com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), entre outras entidades. Durante a execução de um programa de extensão, denominado Programa C, observamos empiricamente que algumas escolas de ensino fundamental têm tido dificuldades para implementar o componente curricular Cultura Digital, que integra a matriz curricular para o Ensino Fundamental de Tempo Integral elaborada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Entre os principais fatores constatados, podemos relacionar (i) escassez de recursos para adquirir e manter parque tecnológico em locais distantes de grandes centros e, (ii) muitos professores possuem limitação na sua formação para ensinar conceitos fundamentais de computação, como decomposição e abstração de problemas, algoritmos e procedimentos. Um problema prático nesse contexto é encontrar atividades adequadas para ensino de computação considerando restrições orçamentárias e formativas da escola. Como um passo inicial para superar esses desafios, propomos um aplicativo, denominado ColEdu, que permite a colaboração entre professores sobre atividades didáticas com foco em Computação. O ColEdu é voltado para professores e suas equipes de apoio, como núcleo pedagógico ou equipes de extensão vinculadas a universidades para ajudar em processos de concepção e maturação de atividades didáticas. Isso é feito através de funcionalidades como cadastrar, buscar, avaliar e publicar atividades didáticas em um repositório organizado e de fácil acesso. O ColEdu foi desenvolvido através da plataforma Google AppSheet. Através da plataforma, aproveitamos as melhores práticas desenvolvidas por uma multinacional em aspectos como usabilidade e segurança. A plataforma facilita ainda a adoção escalável em termos de tamanho (quantidade de professores) e/ou administrativa (cada rede estadual rodando uma instância própria especializada) pois toda a infraestrutura necessária pode ser contratada sob demanda. Nós implementamos uma versão completamente funcional do ColEdu e realizamos uma autoavaliação sobre critérios de usabilidade e experiência de usuários denominado User Experience and Usability Guidelines for Agile Project (UXUG-AP) (Souza et al., 2021). O aplicativo foi submetido para a apreciação de professores de diferentes escolas e cidades do RS seguindo o questionário Technology Acceptance Model (TAM) (Davis et al., 1989). Os resultados da auto análise indicam que o ColEdu está em conformidade com as boas práticas de usabilidade e UX atuais. Os resultados do questionário indicam que o ColEdu oferece ótima percepção de utilidade e boa percepção de facilidade de uso para os professores entrevistados. Acreditamos que ColEdu possa servir como ponto de convergência dos diversos setores da sociedade que buscam disseminar o ensino da computação na Educação Básica. O ColEdu pode ser generalizado, adaptado para outros domínios e fomentar um ecossistema multidisciplinar de atividades didáticas incluindo áreas técnicas de ensino adulto para ajudar a superar gargalos de formação técnica em setores como dos pequenos provedores de serviço de acesso à internet, por exemplo. No presente trabalho, o aluno bolsista de Iniciação Científica atuou em colaboração com a aluna do mestrado e seus orientadores em todas as etapas do processo de desenvolvimento científico e tecnológico, como no desenvolvimento da interface, desenvolvimento da parte funcional, a integração entre o aplicativo e o repositório dos dados, e também na avaliação e publicação de resultados.Downloads
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Publicado
2022-11-23
Como Citar
FERRAZZA CAPELETTI, ÍGOR; CHARPE PIMENTA DOS SANTOS, A.; BRANDÃO MANSILHA, R.; VIEIRA DE MELLO, A. DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA COLABORAÇÃO EM ATIVIDADES DIDÁTICAS SOBRE COMPUTAÇÃO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.
Seção
Artigos