ENGENHARIA DE REQUISITOS DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA APOIAR ATIVIDADES DE LETRAMENTO LITERÁRIO

  • Ilgner Nunes de Deus
  • Amanda Meincke Melo
Rótulo Engenharia, Software, Aplicativo, Móvel, Letramento, Literário

Resumo

As tecnologias digitais móveis, como os smartphones, apoiam uma série de atividades em nosso cotidiano de modo ubíquo. Nas escolas, podem apoiar atividades de ensino e de aprendizagem, inclusive no contexto do letramento literário. Este é um processo de apropriação da literatura enquanto linguagem, envolvendo o contato do leitor com obras, assim como o compartilhamento de ideias e leituras. Embora existam aplicativos móveis relacionados à literatura e à leitura de obras literárias, não foram identificados aplicativos com o objetivo de apoiar, de modo intencional e sistemático, o letramento literário. Além disso, há poucos trabalhos relacionados que relatam o uso de aplicativos móveis para apoiar práticas de letramento literário. Este texto tem como objetivo geral abordar a etapa de Engenharia de Requisitos do desenvolvimento de um aplicativo móvel para apoiar atividades de letramento literário. Inicialmente, buscando-se identificar trabalhos relacionados, realizou-se uma revisão de literatura apoiada pela questão de pesquisa Como aplicativos móveis têm contribuído ao letramento literário?. Para tanto, delimitou-se a string de busca ALL((software OR aplicativo OR aplicação OR application) AND (celular OR mobile OR "dispositivos móveis" OR "mobile devices") AND ("letramento literário" OR "literary literacy" OR "educação literária" OR "literary education")), que foi aplicada nas bases ACM Digital Library, Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD), IEEE Xplore e Scopus. Foram retornados 30 trabalhos: 0 na ACM Digital Library, 6 da BDTD, 0 da IEEE Xplore e 24 na Scopus. Ao aplicar os critérios de exclusão e inclusão, 4 trabalhos permaneceram, todos da base da BDTD. Devido ao baixo número de trabalhos identificados, contudo, decidiu-se incluir aqueles reprovados em um dos critérios de inclusão delimitados. Este restringia o escopo de análise a artigos completos que tratam do uso ou do desenvolvimento de aplicativos móveis, o que foi ampliado para outras plataformas. Ao adotar essa estratégia, foram adicionados mais 5 trabalhos, sendo 4 da base Scopus e 1 da base BDTD. Dentre estes, 3 não foram aprovados pois não abordavam o uso ou desenvolvimento de software. Ao final, 1 trabalho da Scopus e 1 da BDTD foram adicionados. A partir da análise desses trabalhos, conclui-se que ainda são poucos os estudos publicados sobre letramento literário apoiado por software. Os estudos identificados apresentam ênfase no uso ou na avaliação de recursos de software para o domínio do letramento literário. Nenhum dos trabalhos identificados, entretanto, apresenta o desenvolvimento de software voltado especificamente para esse domínio. Desse modo, no contexto de um Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Software, propôs-se desenvolver um aplicativo móvel para apoiar atividades de letramento literário. Na etapa de Engenharia de Requisitos, com a colaboração de professores de Língua Portuguesa, buscou-se gerar um documento de requisitos, ou seja, explicitar as funcionalidades e as características emergentes desse software. A metodologia adotada nessa etapa envolveu as seguintes atividades: Aplicar Questionários; Analisar Respostas; Analisar Apps; Especificar Requisitos; Validar Requisitos. Entre os resultados obtidos, destacam-se estratégias de letramento literário e aplicativos adotados pelas professoras que responderam o questionário; a identificação das funcionalidades desses aplicativos; um documento de requisitos, contemplando requisitos funcionais e não funcionais, incluindo casos de uso e protótipos de baixa fidelidade; e a prioridade atribuída para cada um desses requisitos. Em síntese, o aplicativo deve permitir manter informações sobre textos lidos, registrar anotações sobre esses textos e realizar compartilhamentos dos textos e anotações em redes sociais. Além disso, textos e anotações consideradas mais relevantes podem ser destacados para rápido acesso. Desse modo, em um contexto de desenvolvimento do letramento literário, é possível relacionar-se com o texto individualmente e, quando for o momento, compartilhar ideias com outras pessoas, incluindo produções feitas a partir dos textos lidos. Em continuidade à etapa de Engenharia de Requisitos, tem-se a etapa de Desenvolvimento do aplicativo, que envolverá atividades como o projeto de sua arquitetura, a especificação de modelos de projeto, o projeto de interface e sua inspeção como apoio da Avaliação Heurística de Usabilidade, assim como sua codificação e validação. Esta última atividade deverá contar com a colaboração de professores de Língua Portuguesa.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
NUNES DE DEUS, I.; MEINCKE MELO, A. ENGENHARIA DE REQUISITOS DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA APOIAR ATIVIDADES DE LETRAMENTO LITERÁRIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.