EVOLUÇÃO DO APP PARECEREDU A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

  • Thalis Antunes da Silva
  • Amanda Meincke Melo
Rótulo Experiência, Usuário, UX, Usabilidade, Evolução, Software, Mudança

Resumo

EVOLUÇÃO DO APP PARECEREDU A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO Thalis Antunes da Silva, discente de graduação, Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete Amanda Meincke Melo, docente, Universidade Federal do Pampa thalissilva.aluno@unipampa.edu.br amanda.melo@unipampa.edu.br Tecnologias digitais tornaram-se pervasivas em uma variedade de domínios, incluindo o educacional. Neste domínio, estudantes, professores e gestores as utilizam para desempenhar uma série de tarefas, como ler, escrever, calcular, avaliar, entre outras. Para o domínio educacional, como produto de um trabalho de conclusão de curso em Engenharia de Software, o aplicativo ParecerEdu foi criado visando auxiliar professores em suas tarefas de acompanhamento de aprendizagem e criação de pareceres para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O aplicativo possibilita aos professores, para cada uma de suas turmas, definir critérios de avaliação em diferentes áreas do conhecimento e avaliar determinada turma a partir desses critérios, indicando, para cada aluno, se determinado critério foi atingido, atingido parcialmente ou não foi atingido. Então, gráficos podem ser gerados para apresentar o desempenho da turma e também o desempenho individual dos alunos. Embora uma primeira versão do aplicativo tenha sido disponibilizada a professores dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas estaduais de Alegrete/RS, seu uso precisava ser acompanhado, de modo que as experiências de uso fossem levadas em conta em seu processo de evolução. Além disso, um estudo que foi realizado abordando sobre a usabilidade do aplicativo indicou a existência de diversos problemas que deveriam ser corrigidos para promover uma melhor experiência do usuário ao utilizá-lo. Este trabalho, portanto, tem como objetivo propor a evolução do aplicativo ParecerEdu a partir da experiência do usuário com esse software. Para realizá-la, as atividades foram organizadas e definidas em duas etapas principais, que são denominadas como: Identificar Mudanças e Evoluir Software. Iniciando na etapa Identificar de Mudanças", a partir do resultado de uma inspeção de usabilidade, além de sugestões e propostas realizadas pelos stakeholders, mudanças foram identificadas, documentadas e planejadas. Em seguida, na etapa Evoluir Software, tem-se a implementação do software a partir de requisitos gerados na etapa anterior, chegando-se a uma nova versão do software. Até então, como resultados, foram organizados requisitos a partir de problemas de usabilidade. Além disso, foram identificados problemas e sugestões de melhorias para o aplicativo a partir de respostas a um questionário sobre a experiência de uso por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir desses resultados, está em andamento a organização de um documento de mudanças para orientar a etapa Evoluir Software. Entre as principais mudanças indicadas a partir do retorno de seus usuários, destacam-se: correções de problemas de usabilidade, a possibilidade de realizar cópia de segurança dos dados mantidos pelo aplicativo, além do download de gráficos e resultados, assim como permitir a definição de novas áreas de conhecimento. Com este trabalho, percebe-se a importância da experiência do usuário para a evolução de um software e destaca-se o vínculo da universidade com a comunidade, contribuindo ao domínio educacional pela integração de técnicas da Interação Humano-Computador à Engenharia de Software. Palavras-chave: Experiência do Usuário, UX, Usabilidade, Evolução de Software, Mudança de Software.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
ANTUNES DA SILVA, T.; MEINCKE MELO, A. EVOLUÇÃO DO APP PARECEREDU A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.