Modelo de Ensino-Aprendizagem para uma Plataforma de Cursos no Agronegócio

  • Anastacio Barcellos Loguercio
  • Erico Marcelo Hoff do Amaral
  • Vinicius do Nascimento Lampert
Rótulo 4C/ID, Problem, Based, Learning, Peer, Instruction

Resumo

O presente estudo apresenta uma solução de apoio à aprendizagem, através de uma plataforma de ensino online, nomeada de AgroCATIVO, a qual permite a construção de cursos sendo o agronegócio seu público-alvo. Para atender as demandas de aprendizagem desses usuários, foi proposto e implementado um framework para o modelo, com as práticas adaptadas do 4C/ID¹ (Four Component / Instructional Design) Merriënboer et al. (1998) e metodologias ativas como o Problem Based Learning² (PBL) Kaufman et al. (1989) e a Peer Instruction³ Mazur (1997). A metodologia científica adotada é caracterizada como exploratória, com base no estudo das teorias é descritiva e procedimentos técnicos com revisão bibliográfica e estudo de caso, onde se destacaram as técnicas mais adequadas para serem utilizadas no estudo. As teorias levantadas para a condução da pesquisa foram a Aprendizagem Significativa; Taxonomia de Bloom, Aprendizagem Multimídia, Aprendizagem de Adultos, o modelo instrucional 4C/ID e as metodologias ativas PBL e Peer Instruction. A partir destas foi identificada uma semelhança quanto à construção de aprendizagem individual, a partir da relação destas teorias, pode-se elaborar o framework adaptado, que está inserido no modelo para construir o curso que se deseja na plataforma. Os usuários envolvidos são o Instrutor e Aluno. O Instrutor é o responsável por incluir os conteúdos multimídia (mp4, mp3, pdf, jpeg), bem como a Tarefa PBL e as questões de múltipla escolha, baseadas no método da Peer Instruction. Dessa forma, é possível disponibilizar o curso para que os alunos se matriculem. O Aluno é submetido ao questionário de perfil de aprendizagem, adaptado do método VARK Questionnaire v. 8.01 (https://vark-learn.com/the-vark-questionnaire) onde obrigatoriamente devem ser respondidas as dez questões que sugerem o estilo de aprendizado. Ao efetivar a matrícula o estudante terá acesso aos materiais do curso, contudo estes estão disponíveis em uma ordem específica, de acordo com o resultado do seu questionário de perfil. Terá atividades para serem feitas, como a Tarefa PBL e as questões de múltipla escolha com as regras da Peer Instruction. Com este modelo estruturado para a aprendizagem, foi realizado o experimento de atribuir um curso teste na plataforma com alunos do Técnico em Agropecuária do IFSul Campus Bagé, onde a docente participante, disponibilizou o curso de Neonatologia Equina na plataforma. Os alunos, participantes do experimento, tiveram acesso a todos os materiais e atividades multimídias dispostos, bem como responder a Tarefa PBL e responder as questões de múltipla escolha e ao final emitir seu certificado com a permissão dada pelo feedback do Instrutor. Quanto à validação do modelo na prática, ocorreu que a metodologia da Peer Instruction, não foi realizada, pois se entendeu que o número de questões estabelecido não fez com que os mesmos atingissem a regra do método adaptado. Ao encerrar a utilização do curso, todos participantes responderam um instrumento para a avaliação da experiência onde houve aceitação do uso e verificado a obtenção de novos conhecimentos a partir do modelo proposto na plataforma. Mesmo não havendo totalidade de seu uso, os alunos puderam comprovar que a plataforma quanto ao uso se mostrou de usabilidade amigável e finalização fluída, fornecendo informações para coleta de dados. Conclui-se que apesar da metodologia da Peer Instruction não ter sido comtemplada, a funcionalidade encontra-se pronta para novos testes e experimentos. Com o modelo formatado para a utilização de materiais diversos, possível de qualquer temática dentro do agronegócio, através do diagnóstico do estilo de aprendizagem, entrega o material selecionado para o Aluno construir seu aprendizado da forma mais adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-11-23
Como Citar
BARCELLOS LOGUERCIO, A.; MARCELO HOFF DO AMARAL, E.; DO NASCIMENTO LAMPERT, V. Modelo de Ensino-Aprendizagem para uma Plataforma de Cursos no Agronegócio. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.