APLICATIVO COMO INOVAÇÃO PARA EDUCAR EM SAÚDE

  • Lincoln Sona
  • Ana Lupe Motta Studzinski
  • Rita de Cassia Fossati Silveira Evaldt
  • Sandra Beatris Diniz Ebling
  • Rovana Kinas Bueno
  • Jeferson Rafael Bueno
Rótulo Acesso, Tecnologia, Saúde, Educação, Promoção

Resumo

O avanço da tecnologia transformou o acesso à informação em um processo mais imediato, possibilitando maior autonomia ao cidadão. Em saúde, oportuniza o empoderamento da população ao se apropriar da informação e aplicá-la ao seu contexto de vida. Atua, assim, como método inovador de promoção de conhecimento e educação em saúde. O aplicativo de dispositivo móvel, como inovação de tecnologia em saúde, possui a capacidade de expandir o acesso à informação de forma remota, ultrapassando barreiras de mobilidade e expressando seu potencial de ser uma nova modalidade de assistência em saúde. Pode atuar como ferramenta tecnológica na promoção e educação em saúde, o que se torna ainda mais relevante devido às circunstâncias de pandemia que exigem um acesso à saúde com agilidade, cuidado e responsabilidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar o Aplicativo da Saúde de Uruguaiana, App SAU, como ferramenta de inovação em saúde para fomentar a independência da comunidade. Nesse cenário, o aplicativo atua no município como um facilitador e propagador de informações de saúde e sobre os serviços públicos de saúde. Foi desenvolvido por uma equipe de docentes e discente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana, com linguagem de programação JAVA, gratuito para dispositivos Android e acesso pela internet (para Iphone, PC e laptop). O aplicativo aborda conteúdos obtidos de fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, organizadas e simplificadas em diferentes menus, com ícones representativos e substituição de termos técnicos, sendo atualizado regularmente com dados de COVID-19, campanhas de saúde, medicamentos disponíveis nas farmácias básicas, entre outros. O App SAU disponibiliza informações sobre os serviços públicos de saúde do município com endereço, horário de funcionamento, serviços oferecidos, quando devem ser buscados e sua localização no mapa do município; informações em português, espanhol e inglês para estrangeiros que estejam visitando ou residindo em Uruguaiana, seja temporário ou definitivo - considerando o estado de cidade fronteiriça com a Argentina; COVID-19 com sintomas, como evitar a doença, quando procurar atendimento médico, onde se localiza o centro de triagem do município, como higienizar as mãos, tossir ou espirrar e usar máscara da maneira correta e sobre as variantes do coronavírus; campanhas de saúde como vacinação contra COVID-19 e influenza, contra dengue e leishmaniose e mensais como o outubro rosa; jogos educativos que abordam COVID-19, dengue, alimentação saudável e prática de atividades físicas; vídeos de diversos temas sobre saúde; e telefones úteis, como o do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ademais, constam também dados sobre COVID-19, como casos ativos, internações, óbitos e vacinação de acordo com a dose. O App SAU visa proporcionar a uruguaianenses e estrangeiros na cidade acesso a informações de saúde essenciais para compreender a rede pública de saúde, dando suporte para a efetivação e adesão popular a princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda, proporciona independência à comunidade pelo acesso a informações de saúde confiáveis de forma rápida, que empoderam a comunidade a atuar em favor de sua saúde e daqueles em seu convívio. Por meio de um aplicativo que soma educação em saúde e informações científicas seguras e compreensíveis é possível universalizar o conhecimento à toda população. A universidade pública, ao construir e adequar um projeto acadêmico às necessidades do município demonstra sua diligência e atuação social.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
SONA, L.; LUPE MOTTA STUDZINSKI, A.; DE CASSIA FOSSATI SILVEIRA EVALDT, R.; BEATRIS DINIZ EBLING, S.; KINAS BUENO, R.; RAFAEL BUENO, J. APLICATIVO COMO INOVAÇÃO PARA EDUCAR EM SAÚDE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.