SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
Rótulo
Saúde, Mental, Criança, Adolescente, COVID-19
Resumo
A saúde mental infanto-juvenil pode ser entendida como a relação direta, dinâmica e inseparável entre recursos e habilidades individuais, características contextuais e determinantes sociais, que se inter-relacionam na vida do indivíduo. Assim, alterações podem causar efeitos negativos na criança e/ou adolescente, sendo necessário um olhar minucioso e amplo em situações de risco ou vulnerabilidade, como foi a pandemia da COVID-19. Objetivou-se conhecer as evidências disponíveis na literatura sobre a saúde mental de crianças e adolescentes durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de estudo de revisão integrativa de literatura, que seguiu as seis etapas preconizadas, apresentadas na sequência. Etapa 1, questão norteadora da revisão: Quais são os impactos e as intervenções em saúde mental nas crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19? Etapa 2, amostragem: a busca foi realizada em setembro de 2022 na base de dados MEDLINE/PubMed (via National Library of Medicine), utilizando os descritores em inglês e com operadores booleanos na seguinte combinação: (Child OR Children OR Adolescent OR Adolescents OR Adolescence OR Teens OR Teen) AND (COVID-19 OR "SARS-CoV-2 Infection" OR "2019 Novel Coronavirus Disease" OR "2019 Novel Coronavirus Infection" OR "2019-nCoV Disease" OR "2019 nCoV Disease" OR "2019-nCoV Diseases" OR "COVID-19 Virus Infection" OR "COVID 19 Virus Infection" OR "COVID-19 Virus Infections") AND ("Mental Health" OR "Health, Mental") e incluindo os filtros de tipo de artigo Clinical Trial e Randomized Controlled Trial. Critérios de inclusão: artigos de estudos primários, com enfoque na criança e/ou adolescente, em idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídas publicações que não eram da temática ou não respondiam à questão da revisão. Etapa 3, categorização dos estudos: ao realizar a busca e incluir os filtros, identificaram-se 53 artigos. Realizou-se a leitura dos resumos destas publicações, a fim de identificar se preenchiam os critérios de inclusão e/ou exclusão. Foram excluídas 40 publicações: 20 com enfoque em outros grupos etários e 20 por não ser da temática e/ou não responder à questão de pesquisa. Etapa 4, avaliação dos estudos incluídos: análise crítica das 13 publicações incluídas, utilizando um quadro esquemático para obter informações sobre o objetivo, delineamento e principais resultados dos estudos. As Etapas 5, interpretação dos resultados e 6, apresentação da revisão, são apresentadas a seguir. Todos os artigos incluídos foram publicados em revistas internacionais entre os anos de 2020 e 2022. Das 13 publicações, 2 foram com enfoque apenas em crianças, 9 com adolescentes e 2 com o público infanto-juvenil. Separou-se os resultados encontrados em dois grupos, os que apresentaram aspectos relacionados às complicações decorrentes da pandemia e os com a perspectiva das intervenções voltadas direta ou indiretamente na saúde mental de crianças e/ou adolescentes, e um relatou ambos temas. Cinco estudos relataram complicações relacionadas à saúde mental durante a pandemia da COVID-19, destacando-se o aumento dos problemas de internalização e externalização das crianças; estresse elevado entre pais e filhos; sintomatologia de transtorno de estresse pós-traumático; impulsividade emocional; exacerbação do transtorno obsessivo-compulsivo; ansiedade grave; aumento nos sintomas depressivos decorrentes do isolamento social; aumento do uso de substâncias como álcool, drogas e tabaco; uso excessivo de telas e sono ruim. Nove estudos identificaram intervenções para a melhoria da saúde mental usadas durante a pandemia, sendo elas: utilização de mindfulness; filosofia para crianças; programa de mentoria de base comunitária; aconselhamento psicológico e o modelo de integração sobre as emoções negativas (curso de treinamento aeróbico, meditação e educação em saúde); terapia e intervenções psicológicas; videoconferências, telefone e/ou aplicativos para acompanhamento e exercícios domiciliares. Em geral, os estudos apontaram que as crianças e/ou adolescentes que participaram das intervenções tiveram melhora significativa na qualidade do sono, regulação da emoção, aumento nas emoções positivas e diminuição de emoções negativas, função executiva e atenção plena ao longo do tempo, reduções significativas nos níveis de ansiedade e depressão, resiliência psicológica e bem-estar, satisfação com o viver, retornando ao seu estado psíquico original, mesmo após episódios de dor e sofrimento emocional; e melhora de vários aspectos de suas habilidades mentais e saúde física. Diante disso, foi possível conhecer os estudos sobre a temática, identificando os impactos e complicações na saúde mental das crianças e adolescentes relacionadas à pandemia da COVID-19. Ademais, também encontramos estudos demonstrando intervenções para minimizar este problema. A partir disso, será possível organizar atividades voltadas para o público infanto-juvenil a fim de contribuir para a melhoria da saúde mental.Downloads
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Publicado
2022-11-23
Como Citar
LEIVAS BIANCHI, B.; ZIDANNE BELMONTE DOS SANTOS, O.; PEITER ENGERS, G.; MACHADO SALES, A.; PAIVA ADORNO, F.; DAYANE STOCHERO VELOZO, K. SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PANDEMIA DE COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.
Seção
Artigos