PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A ORGANIZAÇÃO DO JOINTEF COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES
Rótulo
Eventos, Reuniões, Formação, Acadêmica
Resumo
Os Jogos de Integração da Educação Física (JOINTEF) promovem conhecimentos e integração entre os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física no âmbito acadêmico no qual se é possível vivenciar atividades de esporte e de lazer. O JOINTEF teve sua primeira edição em Março de 2022, contando com a presença de 4 (quatro) equipes de diferentes semestres, onde aconteceram jogos síncronos e assíncronos por conta das restrições de distanciamento social impostas pela pandemia do coronavírus. Já no período atual, com o retorno das atividades presenciais, visando a segunda edição do evento, as reuniões de planejamento têm acontecido de forma híbrida, no campus Uruguaiana e através da plataforma Google Meet. A partir destas reuniões, percebeu-se a importância do desenvolvimento de novos conhecimentos sobre o tema organização de eventos esportivo, assim se fez necessário compreender como a organização de um evento esportivo pode ser uma ferramenta de aprendizado para futuros profissionais de educação física. Diante do exposto, o presente estudo tem por objetivo identificar as percepções dos integrantes da comissão organizadora dos Jogos de Integração da Educação Física sobre a participação na organização de um evento esportivo para a formação profissional. Para tanto foi elaborado um questionário pela plataforma Google Forms contendo 10 perguntas relacionadas à organização e desenvolvimento do JOINTEF. Participaram do estudo 12 sujeitos que fazem parte da comissão organizadora do JOINTEF. O questionário foi aplicado no período de setembro de 2022. Os resultados do estudo demonstram que 16,7% da comissão organizadora está no 2° semestre do curso, 25% está no 4° semestre, 41,7% está no 6° semestre, 8,3% está no 8° semestre e 8,3% está irregular no curso. A maioria, 66,7%, está participando pela primeira vez da organização de eventos esportivos, enquanto 33,3% já haviam participado de organizações de outros eventos. A respeito das funções exercidas dentro da comissão organizadora (era possível marcar mais de uma alternativa), 75% está envolvido com a organização de alguma modalidade específica; 33,3% está na divulgação ou logística; 33,3% está nas inscrições; 16,7% na busca por patrocínios; 25% na busca pela arbitragem e na divulgação. Dentre os principais desafios encontrados (também poderiam marcar mais de uma opção), os mais citados foram participação nas reuniões de planejamento e encontrar uma data no calendário do segundo semestre para o evento, com 50% das respostas, seguido de escolha da programação e das modalidades, com 41,7%, elaboração do regulamento das modalidades e captação de recursos, com 33,3%, local adequado e transporte até o local do evento, com 25%. Em relação aos aprendizados desenvolvidos, destaca-se o trabalho em equipe, divisão de tarefas, planejar, prever e prevenir situações, com 91,7%; 83,3% afirmaram que ouvir diferentes pontos de vista foi um dos aprendizados desenvolvidos e 66,7% consideram ter aprendido conhecimentos sobre o que é uma organização de evento. Quando questionados sobre a importância do conteúdo organização de eventos esportivos para a formação em educação física, 91,7% concorda plenamente que a organização de eventos esportivos é um conteúdo importante para o profissional de educação física em formação e 8,3% somente concorda. Considerando os dados expostos, é possível identificar que a maior parte dos acadêmicos inseridos na comissão organizadora já cursaram os primeiros anos de Educação Física. Pode-se compreender essa participação maior dos últimos semestres, pois eles estão inseridos a mais tempo na instituição, tornando-os conscientes sobre a importância de sua formação em espaços que extrapolam a grade curricular obrigatória. Ademais, os principais desafios enfrentados são sobre a organização de agenda e de participação das reuniões. Neste sentido, faz-se imprescindível pensar em possibilidades de viabilizar a maior participação destes acadêmicos, considerando a realidade deles, já que a maioria trabalha durante o dia e cursa Educação Física durante a noite. Sugere-se que existam espaços para o desenvolvimento de projetos pensados para a realidade dos cursos noturnos, com a inclusão de reuniões híbridas e em horários não-comerciais. Por fim, destaca-se que os principais aprendizados estão relacionados aos conhecimentos inter e intrapessoais, a exemplo do trabalho em equipe e ouvir diferentes pontos de vista, habilidades importantes para futuros professores. Ressalta-se que no curso de Educação Física da Unipampa não existe um componente curricular obrigatório sobre organização de eventos esportivos. Assim, o projeto contribuiu com o desenvolvimento destes conhecimentos, visto que a maioria percebe a importância deste conteúdo para a sua formação. Conclui-se que ter um ambiente para os acadêmicos vivenciarem a experiência da organização de eventos torna-os mais cooperativos e preparados para o futuro profissional que se tornarão.Downloads
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Publicado
2022-11-23
Como Citar
ALFONSO, V.; THAINA ALFONSO DA SILVA, V.; PETZINGER DOS SANTOS, T.; GROHE DE MEDEIROS, Y.; STEIN, F. PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A ORGANIZAÇÃO DO JOINTEF COMO FERRAMENTA PARA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.
Seção
Artigos