DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PREMATUROS DE MUITO BAIXO PESO

  • Juliana Caroline Martins
  • Maria Vitoria Santos da Costa
  • Sthefany Riella dos Santos
  • Camilla Ferreira de Andrade
  • Eloa Maria Chiquetti
  • Christian Caldeira Santos
Rótulo Bebês, pequenos, para, idade, gestacional, Desenvolvimento, motor, Fisioterapia

Resumo

O peso ao nascer é um importante indicador de saúde neonatal, e o baixo peso ao nascer está fortemente relacionado à mortalidade e morbidade neonatal, maiores taxas de hospitalização, maior disposição ao retardo de crescimento e desfecho desfavorável para o neurodesenvolvimento a longo prazo. Entretanto é inseguro predizer problemas a longo prazo apenas baseado no peso ao nascer, visto que o desenvolvimento motor é multifatorial. Além disso, outros fatores também são considerados importantes preditores do desfecho desfavorável do desenvolvimento, como a idade gestacional ao nascer e os fatores ambientais de risco a que este bebê está exposto. Alguns bebês apresentam mais que um fator de risco associado ao desenvolvimento, e quanto maior o efeito cumulativo dos riscos, maiores as chances de o bebê ter comprometimento no desenvolvimento. Contudo, os recém-nascidos com baixo peso ao nascer e menor idade gestacional, como os prematuros, podem apresentar diferentes problemas clínicos e também trajetórias do desenvolvimento motor distintas. Atrasos motores detectados ao longo do primeiro ano de vida prediz desfechos do neurodesenvolvimento desfavoráveis incluindo, além do motor, desfechos na ordem cognitiva, linguagem e comportamental da criança. Tendo em vista que a plasticidade neural é acelerada dos primeiros anos de vida, a detecção precoce é imprescindível para o encaminhamento e início da intervenção rapidamente e com isso acelerar os resultados desejados para a evolução e melhora das atividades motoras desse bebê que apresenta atraso no desenvolvimento. Nesta lógica, a realização de acompanhamento periódico da evolução de cada bebê quanto ao seu desenvolvimento motor é essencial para a identificação prévia de déficits. O objetivo deste estudo foi descrever o desenvolvimento motor de um grupo de bebês que são acompanhados no ambulatório de egressos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Santa Casa de Uruguaiana no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal, observacional e descritivo. Foram avaliadas 5 crianças de ambos os sexos nascidas com muito baixo peso. O instrumento utilizado para a avaliação do desenvolvimento motor foi a Escala Motora Infantil de Alberta (Alberta Infant Motor Scale - AIMS) na versão validada para as crianças brasileiras. A AIMS é um instrumento observacional, que contém 58 itens agrupados em 4 subescalas que descrevem o desenvolvimento da movimentação espontânea e de habilidades motoras em 4 posições básicas: prona (21 itens), supina (9 itens), sentada (12 itens) e em pé (16 itens). A curva percentíca é obtida a partir da relação do valor bruto com a idade da criança. A amostra contou com 5 crianças, sendo 3 (60%) do sexo masculino, todas nasceram prematuras com a média da idade gestacional de 28,8 ± 2,68 semanas, o peso ao nascer foi de 1105 ± 306,04 gramas. Quanto ao desenvolvimento motor, a maioria das crianças (75%) apresentaram desenvolvimento motor abaixo do esperado para idade, ou seja, foram classificadas como atraso para o desenvolvimento. Esses resultados mostram que bebês que nascem com muito baixo peso ao nascer apresentam risco para atraso do desenvolvimento motor. Sendo assim, é de suma importância entender e diagnosticar essas alterações do desempenho motor dos bebês prematuros com muito baixo peso, pois é fundamental para planejar e executar intervenções, que podem ser iniciadas precocemente a fim de contribuir na melhora da qualidade de vida desses bebês com atraso.

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Publicado
2022-11-23
Como Citar
CAROLINE MARTINS, J.; VITORIA SANTOS DA COSTA, M.; RIELLA DOS SANTOS, S.; FERREIRA DE ANDRADE, C.; MARIA CHIQUETTI, E.; CALDEIRA SANTOS, C. DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS NASCIDOS PREMATUROS DE MUITO BAIXO PESO. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 2, n. 14, 23 nov. 2022.