PESQUISA EMPÍRICA E PRODUÇÃO DE MEMÓRIA: INVESTIGAÇÃO E ESCRITA SOBRE O CENTENÁRIO DE UMA ESCOLA DE SÃO BORJA

  • Ana Isabel da Silva Andrade
  • Julianny Ribeiro Cardoso
  • Maria Eduarda Nunes Fleck
  • Moiziane Utzig
  • Adriana Ruschel Duval
  • Miro Luiz dos Santos Bacin
Rótulo Investigação, jornalística, produção, memória, técnicas, reportagem

Resumo

Como atividade especial do projeto de pesquisa Jornalismo Humanizador em Crônicas do Cotidiano foi empreendida investigação jornalística colaborativa sobre a história de cem anos da Escola Estadual Técnica Olavo Bilac, de São Borja. A problemática vislumbrada foi a reconstituição da trajetória centenária de uma importante instituição da cidade, diante da inexistência de uma cronologia registrada sobre a mesma. O objetivo principal foi produzir memória, socializando-a em linguagem jornalística. Como objetivos associados estavam levantamentos específicos de três âmbitos desse percurso: os primeiros tempos e informações gerais sobre a escola; lembranças particulares e variadas; e a banda da escola que foi municipalizada , bem como a principal festividade institucional anual. A equipe, constituída por quatro discentes Ana Isabel da Silva Andrade, Julianny Ribeiro Cardoso, Maria Eduarda Nunes Fleck e Moiziane Utzig , um egresso Darlan Fagundes Witchaki e dois docentes Adriana Ruschel Duval e Miro Luiz dos Santos Bacin , trabalhou com pesquisa de natureza empírica, por meio de uma imersão qualitativa que compreendeu o uso de técnicas de entrevista aberta e pesquisa documental, de 08/07 a 27/08/2021. O procedimento inicial foi a prospecção acerca da relação da escola com a memória social, através do retorno advindo de uma postagem em grupo de grande visibilidade no Facebook. Obtidos testemunhos individuais e a percepção da valorização do tema para o coletivo, partiu-se para a ampliação e o aprofundamento do universo de informações, acercando-se de novas fontes e apurando dados com as já listadas. Técnicas de reportagem foram aplicadas durante o processo, possibilitando à equipe a vivência dos bastidores de uma produção jornalística especial, da pauta à publicação. O trabalho foi organizado em um trio e duas duplas, cada qual responsável pela formatação dos resultados em narrativa jornalística textual e imagética. O material foi publicado em três edições da coluna Crônicas da Cidade, da Folha de São Borja, nos dias 28/08, 04/09 e 11/09/2021. Como resultados, além da publicização do trabalho no periódico, os envolvidos na pesquisa constataram as particularidades da realização de uma investigação qualitativa de resgate do passado, evidenciaram a necessidade da checagem de informações oriundas de relatos e elementos documentais, atestando a fragilidade da memória e o desafio de apurar fatos distanciados no tempo, tendo essa atividade contribuído para os conhecimentos da equipe, sobretudo a partir da associação entre teoria e prática promovida por ocasião. Dessa forma, os objetivos foram contemplados, conduzindo à conclusão de que o jornalismo, por intermédio da reportagem, exerce importante papel junto à sociedade ao trazer a público informações que antes estavam isoladas ou desencontradas entre memórias pessoais e acervos não indexados, organizando essas peças, interpretando-as e entregando sínteses que ajudam a compor um material voltando não apenas ao conhecimento das atuais gerações, como também voltado à posteridade.

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Publicado
2021-11-16
Como Citar
ISABEL DA SILVA ANDRADE, A.; RIBEIRO CARDOSO, J.; EDUARDA NUNES FLECK, M.; UTZIG, M.; RUSCHEL DUVAL, A.; LUIZ DOS SANTOS BACIN, M. PESQUISA EMPÍRICA E PRODUÇÃO DE MEMÓRIA: INVESTIGAÇÃO E ESCRITA SOBRE O CENTENÁRIO DE UMA ESCOLA DE SÃO BORJA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.