ENSINO E POTENCIALIDADES DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE PODCAST: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS NO PERIÓDICOS DA CAPES

  • Janaíne Baldissera Frare
  • Laura Moreira Kunde
  • Cadidja Coutinho
  • Tais Lazzari Konflanz
Rótulo Podcast, Ensino, ciências, Ciências, Comunicação

Resumo

Podcast, originalmente chamado de podcasting junção de iPod (Personal On Demand) e broadcasting (radiodifusão), surgiu em 2004 e é um modo de publicar ficheiros de áudio, vídeo e imagens de forma online, sendo considerado similar aos programas de rádio. Porém, ao invés de ser transmitido em programas ao vivo, são disponibilizados episódios gravados que podem ser acessados a qualquer momento de forma online e/ou de modo offline quando o download é permitido. Os podcasts são organizados episódios a partir de temáticas e diálogos entre duas ou mais pessoas, tornando-se uma ferramenta importante para a comunicação e promissora na divulgação de diferentes assuntos. Diante da pandemia, ainda vivenciada, ocasionada pelo coronavírus (COVID-19), evidenciou-se a importância da presença de meios tecnológicos atrelados ao ensino e à aprendizagem nos ambientes educacionais, contudo diante do ensino remoto emergencial, que exigiu que docentes revissem as práticas de ensino e de construir conhecimentos, o podcast tornou-se um dos facilitadores das aprendizagens. Considerando a importância do podcast para o ensino, a presente pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento de publicações em periódicos acerca da utilização de podcast no ensino de Ciências. Para tanto, foi utilizado um banco de dados, o portal de periódicos da CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Ministério da Educação) para selecionar artigos que vinculam as interfaces entre podcast com o ensino de Ciências. Utilizaram-se como descritores as expressões Podcast (no título) AND Ensino de Ciências (qualquer local do texto), no período de 2015 até setembro de 2021. A partir dessa seleção encontramos um total oito artigos, nos quais observamos o título, resumo e palavra-chave. Apenas cinco publicações foram selecionadas conforme os critérios supracitados. Destaca-se que um artigo foi descartado porque havia sido publicado em dois idiomas. Para fim de análise e estudo, organizaram-se os artigos selecionados em uma tabela destacando informações como título, autores, ano da publicação, link de acesso ao texto e um resumo-síntese elaborado a partir da leitura flutuante do texto. Assim, dos cinco trabalhos selecionados, um foi publicado no ano de 2016 na revista Orbital The eletronic journal of chemistry e quatro no ano de 2020, nos periódicos IENCI (Investigações em Ensino de Ciências), Educitec (Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico), AtoZ Novas Práticas em Informação e Conhecimento e Research, Society and Development, respectivamente. Neles constam pesquisas a partir da utilização do podcast e como este contribui para o ensino de Ciências, instigando as/os ouvintes a se interessarem pelas temáticas desta área do conhecimento (por exemplo, física, química, biologia e matemática). Ainda, os artigos apresentam análise do diálogo presente em episódios que discursam acerca da potencialidade das aprendizagens crítico-reflexivas através de podcast e também como essa ferramenta pode ser utilizada com a finalidade de divulgação e de democratização do acesso à informação. A partir das análises feitas até o momento, pode-se concluir que mapear estudos que abordem a temática a ser estudada (utilização do podcast no ensino de Ciências) contribui para que se possa estar atualizado para com as publicações do tema e possibilita a identificação de lacunas que ainda precisam ser estudadas, assim, permitindo novos estudos, projetos e pesquisas sobre podcast. Também observou-se que embora o ensino-aprendizagem a partir de meios tecnológicos seja recente, há estudos sobre o podcast sendo feitos desde 2016, o que evidencia que esta mídia educacional tende a estar cada vez mais presente no contexto educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-11-16
Como Citar
BALDISSERA FRARE, J.; MOREIRA KUNDE, L.; COUTINHO, C.; LAZZARI KONFLANZ, T. ENSINO E POTENCIALIDADES DA CIÊNCIA ATRAVÉS DE PODCAST: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS NO PERIÓDICOS DA CAPES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.