AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRESENTES NOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS - ENPEC (2015-2019)

  • Diodana Negrini Lisboa
  • Pâmela Giordani Vielmo
  • Julio Cesar Bresolin Marinho
Rótulo Ensino, Ciências, Educação, Saúde

Resumo

As pesquisas em Ensino de Ciências, no Brasil, estão aumentando de forma significativa nos últimos anos. O crescimento da produção acaba por instigar a realização de estudos que inventariam e analisam diversos aspectos dessa produção, seja em artigos de revistas ou em trabalhos publicados em eventos. Na área de Ensino de Ciências, a Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências (ABRAPEC) promove, de dois em dois anos, o Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), evento científico brasileiro mais importante nesta área de conhecimento. Desde o V ENPEC, realizado no ano de 2005, existia um grupo de pesquisadores que discutia a Educação em Saúde, mas é somente na 8ª edição do evento (2011), VIII ENPEC, que é criada uma Linha Temática que congregava os trabalhos que investigavam a Educação em Saúde e suas relações com o Ensino/a Educação em Ciências. Tal Linha Temática se propõe a congregar trabalhos que estabeleçam relações entre a Educação em Saúde, educação popular em saúde, a promoção da saúde, formação docente e profissional em saúde e a Educação em Ciências (informações obtidas no site do evento). Nesse contexto, procura-se identificar os entendimentos de Educação em Saúde (ES) presentes nos trabalhos da Linha Temática Educação em Saúde, publicados nas atas das três últimas edições do evento (2015, 2017 e 2019). A metodologia da pesquisa configura-se como bibliográfica, pois foi realizada com base em pesquisas anteriores (trabalhos publicados nas atas do ENPEC). Para compor o corpus de análise foram analisados todos os trabalhos publicados nas atas, das três últimas edições do evento, na Linha Temática Educação em Saúde. Na X edição, realizada em 2015, foram publicados trinta (30) trabalhos, nos quais, evidencia-se concepções de ES em quinze (15) deles. Em 2017, XI edição do evento, foram publicados quarenta e quatro (44) trabalhos e, em catorze (14) deles sendo possível evidenciar concepções de ES. Por fim, na última edição com atas publicadas XII edição, realizada em 2019, foram publicados vinte e nove (29) trabalhos, nos quais, em nove (9) observou-se concepções de ES. Dos trinta e oito (38) trabalhos em que foi possível mapear a os entendimentos de ES, onze (11) deles (28,9%) referiam-se à concepção defendida pela professora Adriana Mohr, da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, a qual foi defendida em sua tese de doutorado em 2002. Tal concepção apresenta que a ES reside em atividades que são realizadas como parte integrante do currículo escolar, que tenham intenção pedagógica clara, relacionada ao ensino e aprendizagem de assuntos ou temas relacionados com a saúde individual ou coletiva. Outro ponto que se destaca é a presença de uma ideia da ES como constituindo um campo multifacetado, interdisciplinar, multidisciplinar, transversal, a qual encontra-se presente em oito (8) trabalhos (21%). Os dezenove (19) trabalhos (50,1%) restantes, apresentavam diversas concepções sobre ES, muitas vezes ligadas a ações institucionais, sociais, culturais, desenvolvimento de práticas diárias de autocuidado, condições ambientais, saúde individual e coletiva, e prevenção de doenças. Conclui-se que investigações, as quais analisam os entendimentos sobre como a ES vem sendo concebidas pelos pesquisadores da área de Educação em Ciências, se tornam relevantes para a compreensão desse campo de conhecimento. Visualiza-se que a concepção de uma pesquisadora brasileira está sendo destaque nos trabalhos desenvolvidos, bem como uma percepção que o campo é multifacetado, interdisciplinar, multidisciplinar e transversal.

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Publicado
2021-11-16
Como Citar
NEGRINI LISBOA, D.; GIORDANI VIELMO, P.; CESAR BRESOLIN MARINHO, J. AS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PRESENTES NOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS - ENPEC (2015-2019). Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.