REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DE LITERATURA.

  • Jennifer Pereira Boeira
  • João Carlos Pereira de Moraes
Rótulo Ensino, Ciências, Formação, professores, Educação, Infantil

Resumo

Refletir sobre o ensino de Ciências na Educação Infantil se faz necessário nos dias atuais pelas suas contribuições significativas no processo de desenvolvimento do saber social e pessoal de nossas crianças. Pensando nesse tema, essa pesquisa se justifica por suscitar discussões sobre as abordagens do ensino de ciências com crianças nas salas de aula e os impactos destes na formação continuada dos professores neste nível de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar e apresentar produções científicas que demonstrassem a relação entre a prática docente e a importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil. Para tanto, realizou-se um levantamento com os descritores Ensino de ciências AND Educação infantil AND Formação de professores na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Após primeira leitura, analisaram-se somente os estudos que refletissem sobre as práticas usadas no ensino de ciências e que tivessem aproximação com a formação continuada dos professores. Inicialmente, somente com os descritores, a pesquisa gerou 25 ( vinte e cinco) trabalhos, sendo eles divididos em 16 (dezesseis) dissertações e 9 ( nove) teses. Em segundo momento, com a leitura do título, resumo e palavras-chave, foram excluídos 17 ( dezessete trabalhos, restando apenas 8 (oito) estudos. Para apresentação do resultado e análise, cada estudo recebeu uma nomenclatura E de estudo em conjunto com um número ( de 1 a 8). Deste modo geral, percebe-se que os trabalhos são em sua maioria dissertações e encontram-se na região Sudeste do país. Consideramos que este último fato ocorra devido a concentração de programas de pós- graduações nessa região do país. Quanto a cada trabalho, percebe-se que: E1 preocupa-se em analisar as contribuições da associação entre ludicidade e abordagem CTS para o ensino de ciências em uma turma da Educação Infantil; E2 visa produzir uma formação continuada com docentes da Educação Infantil e criar um guia de experimentos científicos; E3 intenta promover através da formação docente, a inserção do letramento científico na Educação Infantil a partir do uso de histórias infantis como recurso didático; E4 analisa o que se revela sobre a aprendizagem e o Ensino de Ciências a partir das escolas que oferecem Educação Infantil na cidade de Cascavel (PR); E5 objetiva desvelar o que está manifesto nas estruturas curriculares dos cursos de Licenciatura em Pedagogia em Universidade Públicas Federais, identificando a base de conhecimentos necessários para o Ensino de Ciências Naturais na Educação Infantil; E6 propõe investigar como a epistemologia, enquanto saber social e pessoal na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem sido discutida nas produções acadêmico- científicas do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC); E7 intenta promover uma formação continuada na educação Infantil, visando á alfabetização científica e tecnológica por meio do enfoque CTS; e E8 visa esclarecer os momentos de formação disponibilizados ao longo do Normal- Nível Médio, os métodos empregados nestes momentos junto aos alunos e como estes possibilitam a capacitação de alunos/professores em formação para o ensino de Ciências. Perante os resultados expostos, visualiza-se que os trabalhos focam abordagens mais transversais de ensino de Ciências, tais como CTS (E1,E5,E6,E7), Ludicidade (E1,E3,E5,E8), experimentos (E5,E6,E7). Como conclusão, nota-se que os estudos, em sua maioria, caminham para o debate do letramento científico e da ludicidade para o ensino de Ciências para crianças. Contudo, não há um consenso do que se considera alfabetização/letramento científico e de como abordar a ludicidade.

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Publicado
2021-11-16
Como Citar
PEREIRA BOEIRA, J.; CARLOS PEREIRA DE MORAES, J. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DE UMA REVISÃO DE LITERATURA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.