PLANEJAMENTO ACESSÍVEL PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA

  • Tenely Cristina Froehlich
  • Claudete da Silva Lima Martins
  • Francéli Brizolla
Rótulo Planejamento, acessível, Aprendizagem, para, todos, Educação, Diversidade

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática integrativa de literatura, em uma pesquisa realizada no Mestrado Acadêmico em Ensino, campus Bagé, acerca do paradigma da Educação Inclusiva, com enfoque no planejamento acessível na perspectiva da Educação para Todos, tendo como objetivo discutir a eficácia e importância do planejamento acessível em sala de aula comum, a fim de garantir a aprendizagem de todos os estudantes. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico que se caracteriza em realizar buscas, avaliar e sistematizar conhecimentos, conforme Mendes, Silveira e Galvão (2008). As buscas realizadas se basearam em artigos, teses e dissertações que tratassem do planejamento acessível e práticas pedagógicas inclusivas, que buscassem a contribuição deste tema para o acesso e participação, bem como, para a discussão sobre a aprendizagem de todos os estudantes, com ou sem deficiência, no Ensino Fundamental - anos iniciais. A revisão integrativa foi realizada entre maio e junho de 2021. Como fontes de dados utilizou-se o Portal SciELO e o Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, com o uso de descritores combinados e operadores booleanos, além do uso de filtros em cada busca. Os descritores utilizados na busca foram planejamento acessível, aprendizagem de todos, educação para todos e "diversidade''. Para a combinação dessas palavras-chave, foram utilizados os operadores booleanos AND e OR, com o intuito de realizar a busca de forma mais ampla, contemplando as relações entre os termos e as flexões gramaticais dos descritores. Na primeira fonte, Portal SciELO, foram utilizados os filtros: idioma, em Português e Espanhol; ano de publicação, entre 1990 e 2020; área da Educação; tipo de literatura, artigos, teses e dissertações, em todos os periódicos. Para a realização da busca no Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES foi realizada a busca por teses e dissertações, em Português e Espanhol, entre os anos 2000 a 2020, na área da Educação. Os critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos partiram, sucessivamente da análise do título, leitura do resumo e, por último, a leitura do texto na íntegra. No indexador 1, Portal SciELO, foram encontrados 10 artigos; utilizando os critérios de inclusão e exclusão para a seleção, 6 foram excluídos pelo título e, 2, excluídos pela leitura do resumo, sendo selecionados 2 trabalhos a partir da leitura do texto na íntegra, os quais abordam os temas desta revisão de literatura. Ao utilizar o indexador 2, Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, palavras-chave, booleanos e filtros, foram encontrados 12 trabalhos; destes, 6 excluídos pelo título; 1, excluído pelo resumo e; 3, excluídos pela leitura do texto na íntegra, restando 2 trabalhos de dissertação para a revisão de literatura. Como resultado da pesquisa foi evidenciado o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e seus princípios para uma proposta de planejamento com práticas pedagógicas inclusivas, com diversas oportunidades de aprendizagem para os diversos níveis e capacidades dos estudantes, salientando a importância de um currículo flexível. As formações pedagógicas também surgiram como forma de favorecer as práticas pedagógicas. Foi possível constatar que, no âmbito educacional, ainda não acontecem muitas discussões sobre o planejamento e as práticas pedagógicas na perspectiva da educação para todos, uma vez que as pesquisas selecionadas eram voltadas a estudos sobre os estudantes com deficiência, e sabendo que a sala de aula é o lugar da diversidade de estilos de aprendizagem, para além das necessidades educacionais advindas de situações de deficiências, quando falamos em inclusão, precisamos olhar para essa diversidade. Também podemos concluir que uma revisão bibliográfica sistemática integrativa contempla criteriosamente todos os passos da pesquisa, com solidez e seriedade para produzirmos um saber fundamentado que auxilia sobremaneira nas análises de pesquisa sobre o tema.

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Publicado
2021-11-16
Como Citar
CRISTINA FROEHLICH, T.; DA SILVA LIMA MARTINS, C.; BRIZOLLA, F. PLANEJAMENTO ACESSÍVEL PARA UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.