GOOGLE MEET: FUNCIONALIDADES BÁSICAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

  • Nathalie Suelen Do Amaral Gonçalves
  • Carlos Eduardo Benites Fagundes
  • Daisy de Lima Nunes
  • Priscila Nunes Paiva
  • Michel Mansur Machado
Rótulo Formação, continuada, professores, Google, Meet, Tecnologias, Informação, Comunicação

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes no contexto educacional. Com o avanço tecnológico e a popularização de equipamentos como smart TVS, smartphones e tablets conectados à internet, o acesso às notícias e divulgações científicas estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Os professores de escolas públicas já possuem entendimento sobre a importância de aliar esse avanço tecnológico com a educação. A pandemia do Novo Coronavírus evidenciou a necessidade de formação continuada de professores, bem como um avanço dentro das metodologias de ensino. O Google Workspace for Education é um pacote de ferramentas digitais voltadas para o contexto educacional, nos quais os professores podem se apropriar com a finalidade de que suas aulas sejam mais dinâmicas e interativas. Além disso, o Google Meet, ferramenta integrante do pacote, é bastante popular e de fácil utilização para que os professores possam transmitir suas aulas para os alunos e interagir de forma síncrona, tendo em vista o ensino híbrido em razão da pandemia do Covid-19. A formação continuada de professores com a temática Google Meet e suas funcionalidades teve como objetivo promover os conhecimentos desta ferramenta digital para uma reestruturação de suas atividades escolares no ensino híbrido. A metodologia do presente trabalho foi uma pesquisa de intervenção pedagógica. A formação com a temática Google Meet foi uma das quatro formações que ocorreram na escola pública municipal no início do ano de 2021. Em razão da pandemia e das orientações de distanciamento social, a formação foi realizada de modo on-line, através da ferramenta digital Google Meet. Foram tratados na formação os meios de acessar o Google Meet, como criar uma nova reunião e todos os atributos desta criação. Sendo assim, a partir da fase inicial da criação e acesso, foi iniciada a abordagem das funcionalidades dentro da reunião ativa da ferramenta digital. Instruído onde se encontra o código da reunião dentro da reunião ativa, e funções de áudio e webcam (ativar/desativar). Tratado ainda na formação a funcionalidade de compartilhamento de telas, para apresentação de slides, sites e aplicativos web para interação com os alunos. Como resultados, foi promovida a formação, com tempo estipulado de 50 minutos para instrumentação teórica, prática e respostas aos questionamentos dos professores. Como forma de tutorial, realizou-se a gravação das atividades nas quais os professores poderiam recorrer ao vídeo para recordar alguma funcionalidade da ferramenta. Todos os presentes autorizaram a gravação da formação. Como estratégia de ensino, utilizou-se a atividade prática de uso e funcionalidades da ferramenta Google Meet. Iniciou-se a reunião com o compartilhamento de tela, uma aba do navegador, demonstrando que deveriam entrar em seu e-mail institucional (se possuir) ou do Gmail. Para que ao mesmo tempo em que as funcionalidades fossem ensinadas, os docentes já aplicassem na prática na ferramenta digital. Foi observado que certas funcionalidades, como por exemplo a gravação da aula ou reunião, podem parecer simples, porém muitos professores não as conhecem plenamente. Também foi verificado que a funcionalidade de levantar a mão levantou dúvidas dos professores, pois este recurso está presente somente na versão institucional (ou paga) do Google Meet. Sendo que, muitos professores presentes na formação ainda não tinham acesso institucional, apenas o pessoal de modo gratuito. Por fim, foi verificado em conjunto com os professores que a motivação da formação era trabalhar as funcionalidades da ferramenta de forma prática, de modo que eles pudessem acessar também a partir de seus computadores e praticarem. Também foi observado que a totalidade dos professores consideraram a formação como relevante, contributiva e objetiva, tendo em vista também a ocorrência do ensino híbrido na rede municipal de ensino em 2021. Ao final e como projeções futuras, os professores demonstraram curiosidade e vontade de participar de mais formações e deram como sugestão uma formação sobre o Google Agenda.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-11-16
Como Citar
SUELEN DO AMARAL GONÇALVES, N.; EDUARDO BENITES FAGUNDES, C.; DE LIMA NUNES, D.; NUNES PAIVA, P.; MANSUR MACHADO, M. GOOGLE MEET: FUNCIONALIDADES BÁSICAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.