Proposta de um Modelo de Ensino-Aprendizagem para uma Plataforma de Cursos no Agronegócio

  • Anastacio Barcellos Loguercio
  • Érico Marcelo Hoff do Amaral
  • Vinicius do Nascimento Lampert
Rótulo 4C/ID¹, Problem, Based, Learning², Peer, Instruction³

Resumo

O presente estudo tem por objetivo propor uma solução de apoio à aprendizagem, para cursos online, que permita a construção de materiais didáticos específicos para o agronegócio, no formato de um Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA), visando à formação de seus profissionais, cursos esses, que atualmente são oferecidos de forma presencial pela Embrapa Pecuária Sul em Bagé RS. Com o intuito de identificar a aprendizagem significativa, vislumbra-se como problema de pesquisa deste estudo a viabilidade de se propor um framework para o ensino e aprendizagem utilizando-se do modelo 4C/ID¹ (Four Component / Instructional Design) Merriënboer et al. (1998) e metodologias ativas como o Problem Based Learning² (PBL) Kaufman et al. (1989) e a Peer Instruction³ Mazur (1997) verificando se colaboram com demandas de ensino dos usuários do agronegócio. A metodologia científica adotada foi feita com o método exploratório de pesquisa, pois serão analisadas as técnicas de aprendizado já existentes, adaptando-as ao cenário proposto, com abordagem quali-quantitativa, a base nos objetivos é descritiva que trata dos procedimentos técnicos levantados na revisão bibliográfica e estudo de caso, verificando melhor solução com este referencial. Baseada em um conjunto de teorias da aprendizagem, a solução identifica o perfil dos estudantes através de um questionário baseado no método VARK Questionnaire v. 8.01 (https://vark-learn.com/the-vark-questionnaire) adaptado a demanda destes usuários dessa forma disponibilizando ao aluno um recurso de acordo com o seu estilo de aprendizagem. Esta proposta possui uma característica dinâmica, ou seja, o instrutor não apenas disponibiliza os conteúdos, mas interage com o ambiente de forma que o sistema organiza os materiais e orienta o instrutor como os conteúdos devem ser disponibilizados. Com uso desta solução, após a organização do curso pelo instrutor, o usuário terá contato com o ambiente virtual, não percebendo a integração dos componentes do modelo instrucional, mas sim dos recursos de mídia (imagens, áudio, slides, vídeos) que serão formatados às técnicas dos modelos, influenciando no engajamento do usuário buscando tornar um modelo inovador para o aprendizado. Se tratando de indivíduos do agronegócio, suas experiências são baseadas nas práticas de vivência, reforçamos os conceitos da andragogia Knowles et al. (2009), estes usuários buscam motivação na sua aprendizagem, quando é identificada a necessidade vinculada à uma situação da vida real, seja no trabalho ou em realizações pessoais, seus conhecimentos são disseminados entre si, com colegas de profissão, interações sociais informais que por fim acabam destacando o uso da metodologia ativa Peer Instruction presente no framework da ferramenta. Dado o descritivo do sistema por se tratar de um Ambiente Virtual será uma aplicação web, que conta com ampla possibilidade de alcance dos usuários, independendo do dispositivo que for escolhido para o acesso, fazendo-se necessária conexão com a Internet. Como resultados preliminares, os estudos realizados sobre as teorias de aprendizagem ao final de revisão teórica, foi verificado uma relação pertinente entre as teorias que direcionam à uma solução viável, que possibilita de forma didática a inserção dos conteúdos específicos. As teorias que contribuem para o direcionamento prático no modelo proposto são: a Teoria da Aprendizagem Significativa, Taxonomia de Bloom, Aprendizagem Multimídia, Aprendizagem de adultos, conhecida por Andragogia, o Modelo Instrucional 4C/ID e as Metodologias Ativas PBL e Peer Instruction. Determinada a estrutura para o protótipo na sua construção será implementada a linguagem PHP, presente em servidores de grandes empresas e nas mais diversas aplicações web, como também um framework web que serve para o desenvolvimento front-end, o Bootstrap, que permite ao usuário uma experiência mais agradável, intuitiva e responsiva quanto a visualização das páginas e seus respectivos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-11-16
Como Citar
BARCELLOS LOGUERCIO, A.; MARCELO HOFF DO AMARAL, ÉRICO; DO NASCIMENTO LAMPERT, V. Proposta de um Modelo de Ensino-Aprendizagem para uma Plataforma de Cursos no Agronegócio. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.