CIRCUITOS ELÉTRICOS: UMA HISTÓRIA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM DO GASTO ENERGÉTICO DE ELETRODOMÉSTICOS

  • Milena Mendonça Dutra
  • Vinicius De Abreu Oliveira
Rótulo Circuitos, Elétricos, Ensino, Física, Ferramentas, Digitais, Scratch, Pensamento, Computacional

Resumo

Tem sido muito debatido que o uso de ferramentas digitais colaboram com o processo de ensino e aprendizagem das mais variadas áreas de conhecimento, implicando que cada vez mais se torna necessário envolver os discentes com metodologias que sejam atrativas à geração dos dias atuais. Desta forma, este trabalho se foca no ensino de física com a elaboração de uma história interativa para componente curricular de circuitos elétricos. Optou-se pela utilização da linguagem de programação Scratch, software free to use - permite a utilização sem pagamentos de mensalidades ou anuidades - desenvolvido e mantido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology, EUA). A história desenvolvida consiste em ensinar conceitos de física envolvendo circuitos elétricos e, com o intermédio de tecnologias digitais, desenvolve ideias fundamentais, como a do pensamento computacional. Para a realização do trabalho foi utilizado a programação do próprio site Scratch, uma linguagem em estrutura de blocos separados por cores, que possibilita criar histórias interativas e jogos, tendo como objetivo incentivar as crianças e adolescentes à programação. Assim os procedimentos se tornam mais intuitivos, pois mesmo uma pessoa sem conhecimentos prévios de programação consegue utilizá-lo, desenvolvendo desde scripts mais simples até projetos complexos. Existe, ainda, a possibilidade de utilizar a ferramenta de maneira offline, efetuando o download diretamente no próprio site oficial. De forma complementar, foi utilizado o aplicativo Zepeto, também free-to-use, que permite a montagem de avatares com o auxílio de uma foto. A partir deste procedimento é possível criar um personagem personalizado que irá interagir com outros usuários e ainda criar vídeos. Este avatar foi utilizado na montagem do algoritmo como a atriz principal, desta forma, o Scratch consegue colocar as falas em balões saindo do avatar, dando a real estrutura de uma história em quadrinhos. A inicialização do script ocorre quando o usuário clica na bandeira verde (canto superior direito da tela) e para ao se clicar no símbolo vermelho similar a placa de trânsito de pare. O roteiro é baseado em interações diretas, onde a personagem principal, que está fixa na tela, fala e o usuário responde via teclado. De fato, ao iniciar a história, a atriz faz um cumprimento e todas as interações da personagem são realizadas a partir de gravações com falas da autora (voz do avatar) e com respostas textuais do usuário. Exemplos das falas da atriz são: Qual o nome do equipamento?, Qual a potência do equipamento?", Quanto tempo, em horas, você usa?", Quantos dias você utiliza? e por fim Qual é a tarifa?. Nesta última questão, a personagem incentiva a pesquisa em sites de busca, e.g. Google, para saber o valor da tarifa, visto que esta varia muito. Várias destas questões estão diretamente relacionadas aos conceitos físicos e são necessários para responder ao script. Tais respostas são armazenadas em uma lista que será utilizada no resultado final do roteiro. As interações ocorrem em forma de looping, sendo perguntado ao fim de cada procedimento se o usuário gostaria de fazer os cálculos para mais equipamentos. Para cada resposta afirmativa o Milena Mendonça Dutra; Vinicius de Abreu Oliveira algoritmo é executado novamente, (looping). Ao finalizar o looping, respondendo negativamente ao questionamento citado acima, a personagem apresenta a lista de consumo referente ao que o usuário digitou. Nesta lista estão todos os cálculos realizados para saber o gasto por equipamentos. Desta forma o aluno, ao utilizar este roteiro, irá perceber que alguns destes consomem muita energia elétrica, impactando fortemente na conta de luz. O principal resultado deste trabalho aponta que a utilização da ferramenta Scratch permite aos alunos aprender sobre circuitos elétricos de forma lúdica e divertida. E ainda, evidencia o conteúdo da disciplina com sua vivência cotidiana, tornando-os mais conscientes sobre o gasto energético de determinados equipamentos como o chuveiro e a torneira elétrica, por exemplo.

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Publicado
2021-11-16
Como Citar
MENDONÇA DUTRA, M.; DE ABREU OLIVEIRA, V. CIRCUITOS ELÉTRICOS: UMA HISTÓRIA INTERATIVA PARA A APRENDIZAGEM DO GASTO ENERGÉTICO DE ELETRODOMÉSTICOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.