A INSERÇÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E O PROCESSO DE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Ariel Siqueira Lemos
  • Adriel Padilha
  • Graziele de Lima Dalmolin
  • Camila Antunez Villagran
  • Camila Milene Soares Bernardi
Rótulo Iniciação, científica, Graduação, Pesquisa, Enfermagem

Resumo

A iniciação científica (IC) evidencia-se como uma atividade integrada e multidisciplinar, eficaz para inserir discentes de graduação no âmbito científico e, consequentemente, fomentar uma postura ativa na investigação e produção de conhecimento. No entanto, ressalta-se que os propósitos dos programas de IC não se limitam apenas à formação de pesquisadores e à preparação de discentes para a pós-graduação, mas viabilizam o desenvolvimento de habilidades que perpassam a esfera acadêmica. Na Enfermagem, por intermédio da superação da dicotomia teoria e prática, a articulação da pesquisa ao ensino permite a aproximação dos discentes às técnicas e metodologias científicas, assim como a junção de inúmeros conhecimentos cruciais para o futuro exercício profissional. Salienta-se que uma das atribuições executadas na IC se refere à transcrição de entrevistas, processo definido pela passagem meticulosa das narrativas orais das entrevistas gravadas para a escrita, com intuito de propiciar a consecutiva análise das informações relevantes para o estudo. Nessa perspectiva, objetiva-se relatar a inserção em um programa de iniciação científica, bem como o processo de transcrição de entrevistas em pesquisas de Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência, produzido no período de setembro de 2021, elaborado por uma bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), discente do quarto semestre do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal da região central do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento do referido relato foi incentivado pela execução de transcrições de entrevistas vinculadas às etapas qualitativas de duas dissertações de mestrado. Primeiramente, realizou-se leituras de artigos científicos relativos às temáticas das entrevistas, com intuito de assegurar um breve discernimento acerca do conteúdo e, desse modo, auxiliar no desempenho do processo de transcrição. A seguir, sucederam-se orientações quanto à imprescindibilidade de uma conduta ética e sigilosa no decorrer do manuseio das informações presentes nas narrativas das entrevistas, bem como da preservação da identidade do profissional entrevistado. Por conseguinte, as entrevistas foram disponibilizadas por meio do Google Drive e iniciou-se as transcrições para o processador de texto Microsoft Word, conforme instruções gerais recebidas e todos os preceitos éticos e morais requisitados. Indubitavelmente, mostram-se notórias as contribuições da efetiva integração da iniciação científica ao ensino de graduação, visto que, além de proporcionar o incentivo às construções de novos saberes e explorar competências para investigações científicas, configurou-se um instrumento emancipador para a trajetória acadêmica e futura carreira profissional da bolsista, como também para o seu crescimento e satisfação pessoal. Nesse sentido, a aproximação com as atividades de pesquisas instigou a maturidade intelectual e despertou o desenvolvimento do raciocínio crítico, autônomo e criativo. Em vista disso, pode-se afirmar que o papel pedagógico da inserção na iniciação científica possibilita uma formação em sua integralidade, o que estimulou aptidões de suma relevância para o melhor enfrentamento de empecilhos cotidianos e para tornar-se uma profissional capacitada, proativa e, principalmente, humanizada. Ademais, o processo de transcrição de entrevistas viabilizou conhecer e explorar diversos cenários de atuação na Enfermagem, da mesma maneira que permitiu o contato, desde cedo, com os princípios éticos e morais exigidos na profissão.

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Publicado
2021-11-16
Como Citar
SIQUEIRA LEMOS, A.; PADILHA, A.; DE LIMA DALMOLIN, G.; ANTUNEZ VILLAGRAN, C.; MILENE SOARES BERNARDI, C. A INSERÇÃO NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E O PROCESSO DE TRANSCRIÇÃO DE ENTREVISTAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.