POTENCIAL DO ENOTURISMO NA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA

  • Isabel Cristina Robaina Figueira Freitas
  • Joana Darque Ribeiro Ozório
  • Gustavo da Rosa Borges
Rótulo Enoturismo, Campanha, Gaúcha, Enogastronomia

Resumo

O enoturismo é uma atividade praticada por muitas vinícolas, sendo o vinho, podendo ser considerado como um complemento alimentar, valorizado em diversos lugares do mundo. No Brasil, a região da Campanha Gaúcha vem ganhando espaço no mundo vitivinícola, tendo a necessidade de descobrir o potencial do enoturismo na região da Campanha Gaúcha, ligada a pecuária e agricultura, sendo muito marcante a imagem do homem do campo, sendo que a tradição gaúcha está fortemente enraizada. Entretanto, ainda é uma região pouco explorada, mas que resguarda distintas paisagens naturais. Este trabalho tem o objetivo de descobrir o interesse das pessoas em conhecer a região da Campanha Gaúcha; assim como, com quem gostariam de realizar a viagem, visando descobrir qual o público alvo que o enoturismo deve se direcionar. A metodologia de pesquisa foi quantitativa, através de um questionário na plataforma google forms e distribuída via online através de Whatsapp e grupos de facebook. O formulário foi disponibilizado por um período de vinte dias, obtendo trezentos e dezesseis respostas. Nos resultados obtidos, foram alcançadas 316 respostas, faixa etária predominante foi entre 21 e 40 anos, sendo 59,5% das pessoas, residiam no estado do Rio Grande do Sul, 9,5% dos participantes residiam no estado de São Paulo, o restante dos entrevistados ficou dividido entre diversos estados do Brasil, quando perguntados se tinham intenção em adquirir um pacote de enoturismo na região conseguimos determinar que 94% dos participantes tiveram a intenção de adquirir um pacote de enoturismo na região da Campanha Gaúcha, e apenas 6% dos participantes não tiveram interesse. Quando perguntado se tinham interesse de realizar uma atividade enoturística na região da Campanha Gaúcha, 94,3% responderam que tinham interesse de realizar uma atividade enoturística e 5,7% responderam que não tinham interesse. Quando perguntado com quem gostariam de realizar a viagem, a maioria apresentou o desejo de viajar com a família representando 56,6% dos participantes, 26,9% dos participantes representou vontade de viajar com amigos, os demais ficaram divididos entre viajar sozinho ou com grupo de amigos. Dentre as respostas sobre as fontes onde costumam obter informações sobre pacotes de viagem, 37,3% dos participantes responderam que para buscar informações sobre pacotes de viagem faziam buscas na internet, enquanto 20,9% responderam que faziam buscas nas redes sociais, os demais participantes ficaram divididos entre diferentes meios de comunicação, entre as respostas quando consultados a freqüência que costumavam viajar a turismo, 37,7% respondeu que costumava viajar uma vez ao ano e 21,8% respondeu que raramente viajava a turismo. Concluímos, deixando claro que a grande maioria dos participantes tem o desejo de conhecer a região, 94% dos participantes têm interesse de adquirir um pacote de viagem, 56,6% das pessoas que responderam têm preferência em realizar viagens com a família, ficando claro que a maioria dos participantes prefere passar o tempo de lazer com a família, sendo 36% pessoas do sexo feminino, destacando que o público alvo revelado nesta pesquisa são mulheres que estão dispostas a viajar com a família, na idade entre 21 anos e 40 anos, demonstrando o grande potencial a ser explorado do enoturismo na região da Campanha Gaúcha abrindo caminho para o setor do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-11-16
Como Citar
CRISTINA ROBAINA FIGUEIRA FREITAS, I.; DARQUE RIBEIRO OZÓRIO, J.; DA ROSA BORGES, G. POTENCIAL DO ENOTURISMO NA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 13, n. 3, 16 nov. 2021.