O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DO ALUNO DENTRO DA AULA DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS

  • Jocasta Kwecko
  • Camila Goncalves Dos Santos Do Canto
Rótulo Língua, inglesa, Metodologia, ativa, Protagonismo, Criatividade, Pensamento, crítico

Resumo

A elaboração de aulas de língua inglesa na escola regular é um grande desafio para os professores visto que nosso alunado tem acesso à tecnologia e à informação. As atividades oferecidas pelos materiais didáticos não consideram o contexto do aluno, tornando as atividades propostas pouco motivadoras para o aprendizado de uma língua adicional. Esta pesquisa tem como embasamento teórico os conceitos discutidos acerca das Metodologias Ativas defendidas por José Moran (2018). Além dos conceitos defendidos pelos autores Coelho e Bottentuit Junior (2019), Camacho (2017), Oliveira (2015) e Gardner (2007) acerca de Motivação. Propõe-se verificar os possíveis benefícios e limitações de atividades contextualizadas, potencializadas pelo uso das novas tecnologias, no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa de alunos do ensino médio em uma escola da rede privada da cidade do Rio Grande RS. Além disso, oportunizar o protagonismo e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo do aluno, através do uso das Metodologias Ativas. Por meio do estudo da literatura e o uso de metodologia qualitativa, procedeu-se à observação direta, aplicação de questionário diagnóstico, elaboração e aplicação de atividades didáticas contextualizadas dando ênfase em assuntos de interesse dos alunos, elaboradas a partir das respostas coletadas, e aplicação de questionário pós-intervenção. A pesquisa oportunizou a verificação de um maior envolvimento dos alunos na aula de língua inglesa, bem como uma participação mais efetiva dos mesmos nos seus processos de aprendizagem. Também oportunizou a construção, de forma positiva, do pensamento criativo e crítico dos alunos através da língua inglesa e do aporte digital. As atividades didáticas contextualizadas também possibilitaram o uso das tecnologias na aula de inglês. Concluiu-se que atividades didáticas que são elaboradas a partir dos interesses do aluno, possibilitam um maior envolvimento do mesmo nas atividades, bem como, tornam as aulas de inglês motivadoras, resultando em um aprendizado mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
KWECKO, J.; GONCALVES DOS SANTOS DO CANTO, C. O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DO ALUNO DENTRO DA AULA DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.