PESQUISA DE MERCADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PÃO ADICIONADO DE FARINHA DE BAGAÇO DE AZEITONA

  • Juliana de Quadros
  • Jeff Oliveira Soares
  • Mariane Garcia Orqis Barcellos
  • João Tomaz Silva Barcellos Júnior
  • Fernanda Germano Alves Gautério
  • Miriane Lucas Azevedo
Rótulo Olivicultura, Análise, mercado, Novos, Produtos

Resumo

A indústria agroalimentar gera resíduos em abundância, entre eles o bagaço de azeitona. Estes são considerados facilmente biodegradáveis e baratos, devido a isso, busca-se aplicá-los visando à diminuição do impacto ambiental. O bagaço de azeitona obtido durante a extração do azeite, é rico em nutrientes e compostos bioativos, tendo potencial de aplicação alimentícia. O processo de desenvolvimento de novos produtos, ocorre em busca de inovação e para atender as necessidades dos consumidores. Com isso, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa de mercado do produto pão adicionado de farinha de bagaço de azeitona (FBA). Para a obtenção dos resultados foi elaborado um formulário e divulgado nas redes sociais para acesso ao público, coletando-se 450 respostas. Deste público teve como maioria mulheres (72,4%), onde, 56,4% correspondiam a uma faixa etária de 18 a 30 anos. Visto que esta é uma pesquisa de caráter acadêmico, esta faixa etária é a qual pertence a maioria dos estudantes, unindo-se a crescente participação feminina nas universidades. Quando questionados sobre se considerar saudável 56,2% responderam que sim, enquanto 28,4% ficaram em dúvida e 15,3% responderam que não. Tal análise corrobora com o desenvolvimento do mercado, onde tem-se por partes dos consumidores uma busca por um estilo de vida mais saudável. Já ao perguntar em relação ao consumo de azeitonas, 57.3% consomem frequentemente o fruto, enquanto que para o azeite de oliva 40,4% possuem o hábito contínuo de consumo, isso pode indicar uma provável expansão da indústria olivícola no mercado, podendo estar ligada à o aumento da produção desse fruto no Brasil. Na análise de consumo de produtos de panificação, pode-se observar uma frequência de 77,6%, onde os mais consumidos são pães (96,4%) e bolos (76%) por serem produtos populares pelos brasileiros, na forma de lanches ou refeições. Sendo prezado por 65,3% dos consumidores o sabor como um dos principais fatores de escolha na compra, também entre os produtos de panificação os mais saudáveis foram destacados como preferência por 55% dos compradores. Os consumidores acreditam também que a qualidade do produto pode estar ligada ao preço, onde 79,1% afirmaram que estariam dispostos a pagar, por 350g um valor entre R$ 2,00 à R$5,00, preços intermediários quando analisado as demais opções. Então, quando questionados sobre a possibilidade de consumo de um pão com FBA, e que apresenta benefícios para saúde, 79,1% afirmaram que comprariam, podendo suas escolhas estarem conectado com a relação da busca cada vez mais por alimentos que sejam benéficos a saúde e de menor custo. A fim disso, verificou-se que os participantes possuem uma preocupação em manter uma alimentação saudável, assim, mostrando que o segmento de mercado a ser explorado em relação ao pão adicionado de FBA, é positivo, visto o destaque do pão no mercado de panificação e ser essencial na alimentação dos brasileiros, unindo ao benefícios que a FBA fornece.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
DE QUADROS, J.; OLIVEIRA SOARES, J.; GARCIA ORQIS BARCELLOS, M.; TOMAZ SILVA BARCELLOS JÚNIOR, J.; GERMANO ALVES GAUTÉRIO, F.; LUCAS AZEVEDO, M. PESQUISA DE MERCADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PÃO ADICIONADO DE FARINHA DE BAGAÇO DE AZEITONA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.