MODELO DE QUALIDADE DO LEAN SIX SIGMA: UMA PROMISSORA FERRAMENTA APLICADA PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS

  • Jordana Reis
  • Amanda Flores Flório
  • Jaqueline Alves Moreira
  • Vinícius Radetzke da Silva
Rótulo Modelo, Qualidade, Lean, Six, Sigma, Redução, Custos, Manufatura, enxuta

Resumo

A qualidade não é definida somente como a concepção de um produto/serviço sem falhas, mas como um meio que atenda as expectativas e necessidades de seus consumidores. Para isso, empresas necessitam eliminar desperdícios, reduzir custos e propor melhoria da qualidade de produtos em seus processos, e definir melhores estratégias de produção satisfazendo a necessidades dos consumidores e garantindo a maximização dos lucros. A ferramenta que permite aplicabilidade dos fatores acima,é conhecida como sistema Lean Six Sigma. Que tem na sua concepção a integração entre o Lean Manufacturing e o Six Sigma, com objetivo estratégico com maior abrangência e eficácia na melhoria de processos e produtos. No Brasil, o Lean Manufacturing foi difundido a partir de 1997, e apresenta inúmeros benefícios às empresas, à medida que preza: diminuição de defeitos e mercadorias em estoque redução de custos, melhoria da produtividade, e estratégias gerenciais disciplinadas, com melhorias incrementais na qualidade, eliminação de erros e falhas no ambiente organizacional. Objetivou-se com tal pesquisa constatar pouca usabilidade do modelo de qualidade Lean Six Sigma por empresas prestadoras de serviço. O método foi uma pesquisa bibliográfica, classificada como pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. A coleta de dados foi por meio de um levantamento de publicações acerca do tema em livros, artigos, relatórios de plataformas eletrônicas como Google Acadêmico e Periódicos CAPES. A confirmação do objetivo da pesquisa foi constatada no resultado, onde grande parte dos estudos pesquisados possui o direcionamento de suas pesquisas na aplicabilidade do modelo Lean Six Sigma em estudos de empresas de manufatura, percebe-se que a ferramenta pode ter maior aplicabilidade para melhoria de processos em empresas prestadoras de serviços, inclusive aos Micro empreendedores Individuais ( MEIS), que de acordo ao Portal do Empreendedor em setembro de 2020, ultrapassou aos 10.900.000 mil empresários registrados no país e as mais de 400 mil empresas prestadoras de serviços devidamente registradas no país conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (2014). Por fim, a metodologia Lean Six Sigma é uma ferramenta que tem um campo considerável para estudos na prestação de serviços, uma vez que preza exponenciar números estratégicos, com garantia de melhoria em processos da organização, excluindo o que não tem valor ao cliente. Se a ferramenta for trabalhada de forma correta, impactará de maneira positiva para a corporação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
REIS, J.; FLORES FLÓRIO, A.; ALVES MOREIRA, J.; RADETZKE DA SILVA, V. MODELO DE QUALIDADE DO LEAN SIX SIGMA: UMA PROMISSORA FERRAMENTA APLICADA PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.