PSICOLOGIA DAS CORES EM TURMA DA MÔNICA: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS VINCULADO ÀS CORES

  • Antônio Fassbinder
  • Marcelo da Silva Rocha
Rótulo Psicologia, das, Cores, Turma, Mônica, Comportamento

Resumo

O presente artigo visa analisar o comportamento dos personagens da Turma da Mônica, discutindo a Psicologia das Cores. O trabalho objetiva-se em procurar possíveis ligações das cores das camisetas dos personagens principais - Mônica, Cebolinha e Magali neste caso - com o seu comportamento. Dentro desta pesquisa, também procurou-se compreender os sinais e falas presentes no episódio Cor de Rosa. Este trabalho justifica-se importante por buscar entender formas que as cores influenciam em nossos comportamentos, e como podem estar presentes em diversos contextos do cotidiano, como o desenho da Turma da Mônica. O estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica (PRODANOV; FREITAS, 2013) para compreender as simbologias e expressões das cores através de Farina (2006), a informação que a cor exerce para o comportamental e para a visão por Guimarães (2004) e uma explicação da representação do amarelo na publicidade, com Zylberglejd (2017). A análise semiótica, fundamentada em Barros e Duarte (2005), foi um fator importante para a pesquisa, pois ajudou a compreender os sinais do episódio de Turma da Mônica Cor de Rosa de 2012. Como resultados da investigação, acredita-se que o autor das histórias, Maurício de Sousa, trabalha com os diálogos do Cebolinha e Cascão em relação ao comportamento da Mônica estar envolvido com a Psicologia das Cores, neste caso, o vestido vermelho seria o fomento de seu temperamento agressivo, enquanto a cor rosa, seria a forma de deixá-la mais calma. Em relação ao Cebolinha, o verde tem relação com a esperança e juventude (2006, p. 101), estas características que são bastante presentes no personagem. E para entender sobre o significado da camiseta amarela da Magali com o seu apetite insaciável, foi realizada uma compreensão no aspecto da aplicação da cor nas marcas, assim como Zylberglejd (2017, p. 49) comenta: O amarelo ajuda a energizar e estimular o apetite, fazendo com que as pessoas comam mais e mais rápido. Aspectos estes que fizeram-se tornar compreensível a construção simbólica do autor Maurício de Sousa com os personagens das suas histórias. O trabalho cumpriu com os seus objetivos de analisar o comportamento dos personagens principais, e fez-se entender que a psicologia das cores serve para mostrar a importância de elementos simbólicos não-verbais para a construção da narrativa. A experiência de compreender os detalhes mais minuciosos faz com que a pesquisa se torne cada vez mais importante para o ambiente acadêmico, para refletirmos sobre o leque de informações que a sociedade produz.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
FASSBINDER, A.; DA SILVA ROCHA, M. PSICOLOGIA DAS CORES EM TURMA DA MÔNICA: UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS VINCULADO ÀS CORES. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.