PUBLICIDADE E INDÚSTRIA CRIATIVA: O MAPEAMENTO DO SETOR PUBLICITÁRIO EM SANTA MARIA - RS

  • Priscilla Eich
  • Renata Patricia Correa Coutinho
Rótulo Indústria, criativa, Publicidade, propaganda, Mapeamento, criativo

Resumo

Para a conclusão da disciplina de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realizou-se um mapeamento do setor publicitário em Santa Maria/RS, com o objetivo de desenvolver um material inédito para legitimar o conceito de indústria criativa publicitária em Santa Maria RS. Inclusive, com o projeto, buscava-se transmitir conhecimento acadêmico e mercadológico ao público endereçado: estudantes e profissionais de Publicidade e Propaganda da região central do Rio Grande do Sul. Através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo exploratória (MARCONI, LAKATOS, 2003) relacionadas à temática publicitária na cidade de Santa Maria/RS, obteve-se informações para a execução do e-book denominado Mapa Criativo da Publicidade em Santa Maria RS. O conceito criativo da obra tem como base a ideia de viagem, em que a carreira publicitária é vista como uma nova descoberta do viajante publicitário. Partindo do conceito de mapa, de modo mais amplo, remete-se a uma representação de locais e pontos para o indivíduo se localizar e, assim, escolher os caminhos conforme suas percepções da profissão. O início do e-book aborda as relações entre indústria criativa e publicidade por meio do capítulo Cálculo da rota: Indústria Criativa Publicitária em Santa Maria RS. Após isso, o material contempla o mapeamento dos setores publicitários locais apresentando os seguintes resultados: trinta agências de propaganda, dezesseis empresas com setores comunicacionais e/ou marketing, quatro fornecedores audiovisuais, onze fornecedores de materiais gráficos e duas instituições de ensino superior com pós-graduações na área da Comunicação. O e-book traz ainda os resultados obtidos a partir da participação de vinte e cinco profissionais autônomos que relatam algumas das características do trabalho que executam. Por fim, a sua divulgação iniciou no primeiro semestre de 2019 nas mídias sociais digitais Facebook, LinkedIn e páginas da área publicitária. Como forma de democratizar o acesso, o e-book está disponível, gratuitamente, no link: http://bit.ly/MapaCriativoSantaMaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
EICH, P.; PATRICIA CORREA COUTINHO, R. PUBLICIDADE E INDÚSTRIA CRIATIVA: O MAPEAMENTO DO SETOR PUBLICITÁRIO EM SANTA MARIA - RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.