UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS EM TEMPO DE PANDEMIA COVID-19 E OS DESAFIOS ENCONTRADOS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

  • Paloma Correa
  • Gilvane Belem Correia
Rótulo Deficiência, Ensino, Remoto, Educação, Superior, Ferramentas, virtuais, Comunicação

Resumo

A disseminação da doença por COVID-19 desestruturou o cotidiano rotineiro e revelou bruscamente a desigualdade existente na sociedade, também ocasionando implicações na vida de todos, inclusive na das pessoas com deficiência. Uma das primeiras medidas para a prevenção do coronavírus foi o fechamento temporário das instituições de ensino. Com isso, a utilização de plataformas virtuais e recursos web surge como possibilidade para dar continuidade ao ensino. Foi realizada uma pesquisa, por meio de um questionário, com três discentes e um docente da educação superior que possuem algum tipo de deficiência, com o objetivo de conhecer as dificuldades e implicações causadas pelas plataformas digitais. Os resultados obtidos a partir da análise das respostas revelaram que os discentes estão enfrentando maiores dificuldades com o ensino remoto, pois não são todos que estão conseguindo cumprir as atividades propostas pelos docentes. Uma das razões é a falta de recursos financeiros e tecnológicos para acessar as aulas. Logo, alerta-se para a necessidade de mecanismos que auxiliem os estudantes com deficiência na implementação da educação pelo meio virtual, incluindo a garantia de comunicação entre os discentes e seus docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
CORREA, P.; BELEM CORREIA, G. UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS EM TEMPO DE PANDEMIA COVID-19 E OS DESAFIOS ENCONTRADOS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.