PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ACADEMICOS EM EVENTOS VIRTUAIS

  • Victoria Berwanger
  • Solange Emilene Berwig
Rótulo Eventos, virtuais, Acadêmicos, Participação, interação

Resumo

A partir da pandemia causada pela Covid-19, as instituições de ensino presenciais buscaram alternativas para que os estudantes conseguissem de forma remota realizar atividades que antes eram presenciais, como: aulas virtuais, webnários, palestras, simpósios, lives, ciclos, entre outros. À partir desta realidade o presente resumo objetiva compreender se os acadêmicos aderem e interagem com qualidade aos conteúdos propostos a partir dos eventos nas plataformas virtuais, em que realizam-se as atividades citadas. Realizou-se um ensaio à partir de uma pesquisa qualitativa, com um número reduzido de estudantes, um total de 15 retornos de formulário online. Através dos retornos constatou-se que todos os respondentes assistiram atividades online propostas por instituições de ensino, também obteve-se resposta positiva por treze deles quanto a questão em que abordava sobre a compreensão dos conteúdos que são discutidos nas mesmas, além disso, questionou-se referente a participação dos mesmos através perguntas ou em discussões, na qual onze estudantes relataram nunca ter interagido e quatro responderam que já participaram de diálogos ou com questionamentos. Outro ponto apresentado pelos respondentes referente as atividades virtuais existentes, consistiu-se em torno de dois pensamentos antagônicos principais, o primeiro relatou que aprecia a evolução das plataformas, já a segunda concepção alega que há dificuldade em acompanhar todas as propostas disponíveis. Portanto, buscava-se compreender como está a interação e participação dos acadêmicos em relação às atividades disponibilizadas virtualmente, assim entendeu-se que, os estudantes que estão com acesso a internet possuem conhecimento das palestras, simpósios, fóruns, entre outros, realizados nas plataformas, também com base no levantamento, concluiu-se de forma satisfatória que os conteúdos abordados são explanados de forma clara e legível ao entendimento da maioria, além disso não se considera negativo o fato de que parte dos indivíduos não participa com perguntas ou opiniões, pois tal momento dos eventos dispõe da liberdade de expressão de cada acadêmico. Tais apontamentos denotam que para o grupo de respondentes as atividades remotas têm sido oportunas, e que os estudantes buscam assistir e aprender sobre os temas abordados nos eventos ofertados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
BERWANGER, V.; EMILENE BERWIG, S. PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ACADEMICOS EM EVENTOS VIRTUAIS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.