GÊNERO E/OU RAÇA NO SERVIÇO SOCIAL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DAS PRODUÇÕES DA REVISTA SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE

  • Eduarda Casarin
  • Cristina Kologeski Fraga
Rótulo Gênero, Raça, serviço, social, produções, científicas

Resumo

A desigualdade social existente na sociedade é gerada por um mecanismo que tem o trinômio machista-racista-classista como determinante da sociedade que rege. A desigualdade social é uma das expressões da questão social objeto de intervenção do assistente social e por isso se torna um objeto de estudo importante para a área. O presente estudo surge da pesquisa bibliográfica que está sendo realizada para o Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social e tem como tema a análise das produções científicas que tratam das categorias Gênero e/ou Raça em uma de suas principais revistas da área do Serviço Social, a Serviço Social e Sociedade. O objetivo da pesquisa é analisar de que forma as categorias Gênero e/ou Raça articuladas ao Serviço Social vem sendo veiculadas na revista Serviço Social e Sociedade, no período de 2015 a 2020/1, com vistas a refletir e elucidar a importância das categorias para análise da realidade social e da questão social. Para alcançar o objetivo central, utilizou-se da metodologia de pesquisa bibliográfica, com método quali-quanti, na qual se buscou os artigos que apresentassem em seu título as palavras gênero e/ou raça nos artigos publicados na sessão artigos. Além disso, se optou por adentrar nas demais categorias de Raça devido à complexidade histórica da mesma: raciais; etnia; racismo; racista; étnico-racial; negra; negro. Os resultados preliminares demonstram que: a revista Serviço Social e Sociedade possui 158 artigos ao total (2015 à 2020/1), contendo 13 artigos (11,39%) com alguma das categorias em seu título. Ao analisar os artigos encontrados percebe-se que os/as autores/as realizam reflexões teóricas acerca das categorias, trazendo as principais referências bibliográficas das categorias em análise, reforçando a importância das mesmas para a compreensão da realidade social e de uma visão crítica. Os artigos trazem temas como: educação; história da profissão; violência doméstica; perfil da classe trabalhadora; juventude e direitos humanos. Além disso, encontra-se a falta de artigos que façam uma leitura de realidade empírica (vivência), ou seja, estudos de casos, relatos de experiencias, sendo encontrado apenas um artigo que trazia casos. Com isso, percebe-se que, apesar de se ter artigos publicados com as categorias em estudo, são poucos e, quando aparecem, estão relacionados com a própria categoria teórica, reforçando a necessidade de aproximar a categoria de Gênero e Raça ao Serviço Social e a análise das expressões da questão social sob essa perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
CASARIN, E.; KOLOGESKI FRAGA, C. GÊNERO E/OU RAÇA NO SERVIÇO SOCIAL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DAS PRODUÇÕES DA REVISTA SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.