CONSTRUINDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR: O PAPEL DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

  • Bruna Bordignon
  • Emanuelly Wouters Silva
  • Jaqueline Hoscharuck
  • Jonas Antonio Bertolassi
  • Neiva Maria Buchkoski
  • Taise Morgana Presotto
Rótulo Identidade, profissional, Formação, Professor

Resumo

A identidade profissional do professor se constrói a partir das experiências diárias que ele viverá dentro do contexto social no qual está inserido. Para que essa construção ocorra é preciso que o professor esteja sempre repensando sua função profissional ou o seu fazer pedagógico. O presente trabalho, apoiado aos estudos de LIBÂNEO (2001), PIMENTA (1998) e NÓVOA (1991), objetiva-se numa reflexão sobre o processo de construção da identidade do professor e da importância da formação inicial e continuada durante esse processo. Nesse viés, compreende-se que a formação inicial e continuada estão articuladas ao processo de construção da identidade profissional do professor. Para isso considera-se que três fatores são importantes para que essa construção se efetive: a profissionalidade, (conjunto de atributos profissionais que torna alguém professor), a profissionalização, (conjunto de boas condições para que o trabalho profissional seja realizado) e o profissionalismo, (deveres e responsabilidades éticos e políticos desempenhados por este profissional). Ou seja, para desempenhar seu papel profissional e construir sua identidade com responsabilidade são necessárias as condições ideais e a compreensão da responsabilidade com a sociedade. Aos cursos de formação inicial cabe uma organização que articule teoria e prática, proporcionando uma socialização com o futuro ambiente de trabalho. Já aos cursos de formação continuada cabe o papel de consolidar a construção da identidade profissional, pois é nesse momento que o professor fará uma pausa e irá refletir sobre suas ações e possíveis mudanças. A partir dessa articulação entre formação inicial e continuada e do entendimento com a responsabilidade profissional é que a construção da identidade inicia-se.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
BORDIGNON, B.; WOUTERS SILVA, E.; HOSCHARUCK, J.; ANTONIO BERTOLASSI, J.; MARIA BUCHKOSKI, N.; MORGANA PRESOTTO, T. CONSTRUINDO A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR: O PAPEL DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.