BAKHTIN E COMUNICAÇÃO EM MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS

  • Thuanne Jahnke
  • Joao Carlos Pereira De Moraes
Rótulo Comunicação, Educação, Matemática, Conceitos, Bakhtinianos

Resumo

A Comunicação é um campo estudado por diversos teóricos e inúmeras pesquisas são voltadas para a área da educação. Todavia, existem poucos estudos direcionados para a Comunicação Matemática. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar conceitos da obra bakhtiniana, elaborando aproximações possíveis com o campo da Educação Matemática. Para tanto, contamos com diálogos entre Vigotsky (1991) e Bahktin (2006) acerca dos estudos sobre a linguagem; Machado (1989); Cândido (2001); Pavanelo e Antonio (2011) a respeito da educação matemática e sua relação com a língua materna. Os passos deste estudo englobam a reflexão sobre três conceitos de Bakhtin: ideologia do cotidiano, linguagem e interação verbal. Tais elementos foram relacionados com a Educação Matemática a partir das ideias-chave de contexto, linguagem matemática e interação. Constatamos que as aproximações dos conceitos de Bakhtin com a Educação Matemática ocasionam no reconhecimento do processo de Comunicação Matemática como potencializador do ensino e da aprendizagem. Assim, compreendemos: (1) a ideologia do cotidiano como conceito para debater os encontros casuais do dia a dia no contexto escolar; (2) a linguagem como principal elemento na comunicação associada à linguagem matemática e a correlação entre as linguagens; e (3) a interação verbal conectada à interação das aulas de matemática ao mediar a comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Em síntese, com os resultados deste estudo teórico tecemos algumas contribuições para novas pesquisas e discussões sobre Comunicação na Educação Matemática. E almejamos a partir dessas aproximações possibilitar aos professores de matemática reflexões em relação às suas práticas em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
JAHNKE, T.; CARLOS PEREIRA DE MORAES, J. BAKHTIN E COMUNICAÇÃO EM MATEMÁTICA: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.