ARTE E CIÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

  • Carolina de Oliveira
  • Caroline Wagner
Rótulo Ensino, Ciências, Arte, Interdisciplinaridade

Resumo

Arte e Ciência acompanham o ser humano através da sua evolução e, antes mesmo destes campos serem nomeados como tais, estabelecem conexões, influências e complementações. Com o passar do tempo, e mudanças de concepções, essas áreas aparentemente passaram a lados opostos e sua abordagem em sala de aula, muitas vezes, reforça essa separação. Pretende-se com este trabalho apresentar e avaliar os resultados de uma pesquisa qualitativa, abrangendo um levantamento da literatura em busca de trabalhos que apresentem conexão entre as áreas de Ensino de Ciências e de Arte e de como essa relação é retratada. Para isso, foram analisados se há trabalhos voltados para a área de ensino, especialmente se apresentam relatos de práticas pedagógicas, e que sugerem uma perspectiva interdisciplinar. Foram selecionados trabalhos publicados de forma online, nos últimos dez anos, em anais de eventos nas áreas de ensino de ciências e de artes e em artigos publicados em periódicos classificados no sistema Qualis Capes A1 e A2, nas áreas de Ensino e de Arte. A busca foi realizada a partir dos termos Ciência e Arte, Arte e ou Ciência no título, resumo e/ou nas palavras-chave. Nos anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, foram encontrados 9 artigos. Nos anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e do Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil, 26 artigos. Foram identificados estudos pertinentes em nove periódicos na área de Ensino (14 artigos) e em dois periódicos na área de Arte (3 artigos), totalizando 52 artigos. Estes estudos foram analisados e agrupados, de acordo com a Análise de Conteúdo, em categorias emergentes e temáticas: Ensino (26), Conteúdos Artísticos (12) e Outros (14). A categoria Outros recebeu os artigos que tratavam de assuntos diversos. Na categoria Conteúdos Artísticos foram agrupados os trabalhos que versam sobre poéticas artísticas. A categoria de Ensino ainda foi subdividida em: Ensino de Ciências Prática de Ensino (06), Pesquisa (05) e Divulgação Científica (03); Ensino de Arte Prática de Ensino (02) e Pesquisa (01); e Interdisciplinar Prática de Ensino (05), Pesquisa (03) e Ação Expositiva (01). Como este trabalho fará parte de dissertação de mestrado na área de Ensino de Ciências, os estudos que interessam são os que tratam sobre relatos de experiências de ensino dentro da Educação Básica. Após análise, constatou-se que oito artigos se encaixam nessas características, pois apresentam ligação entre as áreas de estudo e, em suas práticas de ensino, foram trabalhados conteúdos nas áreas de Arte e Ciência. Assim, a partir desta revisão, tem-se como resultado que existem trabalhos que interligam estas duas áreas do conhecimento, porém poucos estão relacionados com a Educação Básica, reforçando a necessidade de mais estudos e atividades escolares que envolvam estes dois campos do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
DE OLIVEIRA, C.; WAGNER, C. ARTE E CIÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.