COMPREENSÃO DE DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA ACERCA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

  • Tainá Fernandes
  • Fernanda Cristina Foss de Zorzi
  • Amanda Machado Teixeira
  • Jaqueline Copetti
Rótulo Políticas, Públicas, Educação, Saúde, Docentes, Formação, Inicial, Continuada

Resumo

Políticas Públicas são consideradas condutas criadas com o objetivo de sanar problemas e necessidades da população de forma geral, as quais compreendem as áreas de educação, saúde, lazer e tudo que diz respeito a qualidade de vida e ao bem-estar da sociedade. Para educadores torna-se indispensável a compreensão sobre as políticas públicas, pois estas intervém diretamente em sua prática pedagógica, sendo que suas ações de educação e saúde, por exemplo, são consideradas fundamentais para a concretização dessas políticas. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi refletir sobre o aprendizado de docentes em formação inicial e continuada acerca das políticas de educação e saúde. Caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo, realizado através da aplicação de um questionário para docentes em formação inicial e continuada, que estavam participando de um Seminário Regional de Educação promovido por uma Universidade Federal localizada no Rio Grande do Sul. Participaram do Seminário 90 docentes, os quais foram divididos em 25 grupos para responderem ao questionário que foi disponibilizado ao final de uma fala com abordagem sobre Políticas Públicas: educação em saúde como tema transversal à educação". Para garantia dos aspectos éticos da pesquisa e prevenção de riscos aos pesquisados foram consideradas as instruções da resolução 510/2016. Os resultados aqui apresentados são respectivos ao aprendizado do grupo após a abordagem do tema políticas de educação e saúde. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo. O que possibilitou a organização de dois eixos de categorias: I) Educação e saúde como um direito fundamental promovendo o bem-estar; II) Relação intersetorial entre saúde e educação no contexto das políticas públicas. Quanto a categoria I, os participantes trouxeram como aprendizado a educação e saúde como um direito fundamental capaz de promover bem-estar, e destacaram em suas falas a importância da Constituição Federal de 1988, que garante os direitos fundamentais para a sociedade, e a relevância dessas políticas para a qualidade de vida da população. Já na categoria II, os participantes afirmaram que a saúde está presente em todas as áreas de formação. Apontando o ambiente escolar como o espaço ideal para o desenvolvimento de ações de saúde e destacando que para efetivação de programas de educação e saúde na escola depende-se exclusivamente das políticas públicas. Com base na categorias conclui-se que os docentes apresentaram bom entendimento sobre a temática abordada, considerando a educação e saúde como um direito fundamental e também apontando a relação da intersetorialidade no cenário das políticas públicas, o que vai ao encontro do que são as políticas de educação e saúde. Ressalta-se assim, a importância de temas relacionados às políticas públicas estarem inseridos em cursos de formação de professores, pois se os mesmos compreendem seu papel com relação a implementação destas, tende a realizar de forma mais perspicaz.

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Publicado
2020-11-20
Como Citar
FERNANDES, T.; CRISTINA FOSS DE ZORZI, F.; MACHADO TEIXEIRA, A.; COPETTI, J. COMPREENSÃO DE DOCENTES EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA ACERCA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.