ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS EM UTILIZAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO-RS

  • Juliane Gregori
  • Ana Carolina Gomes Miranda
Rótulo Educação, Campo, Ensino, Fundamental, Livro, Didático

Resumo

A presente pesquisa expõe os resultados obtidos da análise de livros didáticos de Ciências, de sexto ano, utilizados em duas escolas públicas rurais e que possuem ensino fundamental de séries finais, no município de Dom Pedrito - RS. Objetivou-se verificar se os livro didáticos em utilização, apresentam metodologias diferenciadas capazes de guiar o público-alvo à construção do conhecimento, se incentivam a pesquisa e se apresentam contextualização com a educação do campo e a realidade que os cerca. Para a escolha dos materiais analisados, apoiou-se na recomendação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para buscar as obras utilizadas nas escolas. Os parâmetros de avaliação dos livros didáticos foram previamente definidos e são os mesmos para ambos os livros. A investigação foi efetuada em concordância com as orientações de Lüdke e André (1986), baseando-se na análise documental para coleta de dados, compreendendo as seguintes categorias elaboradas a priori: Metodologia, incentivo a pesquisa e contextualização com o campo. Nesse sentido, os resultados obtidos quanto as categorias Metodologia e Incentivo a pesquisa, mostraram que ambos os livros apresentaram bons resultados quanto a apresentação e forma como os conteúdos e atividades foram expostos, contemplando as categorias analisadas de forma clara e precisa. Quanto a categoria contextualização com o campo, o livro 1, em sua totalidade, é focado em temas mais generalistas e não prioriza a cultura e às especificidades dos povos do campo. O livro 2, apresenta temáticas com abordagens tradicionais e não abrange diretamente metodologias que atendam especificamente este tipo de comunidade. Diante disso, verifica-se o quão importante é um PNLD que contemple a todas as modalidades de ensino, visto que os livros apresentados não consideram o público estudado. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-11-20
Como Citar
GREGORI, J.; CAROLINA GOMES MIRANDA, A. ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS EM UTILIZAÇÃO EM ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO-RS. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 12, n. 2, 20 nov. 2020.